Futebol

Rafael Paiva, sobre críticas da torcida: 'Todo mundo tem parcela de culpa'

A derrota do Vasco por 1 a 0 para o Internacional, nesta quinta-feira, foi a terceira seguida sob o comando de Rafael Paiva, um fato inédito em suas passagens no comando da equipe. E o treinador não foi poupado pela torcida em São Januário, que o vaiou em diversos momentos da partida e no fim dela. Na entrevista coletiva, o técnico falou sobre o momento ruim da equipe e a reação da torcida.

— Eu fui vaiado no primeiro jogo quando a gente eliminou o Fortaleza. Peguei a equipe duas vezes na zona de rebaixamento, tanto com Ramón (Díaz) quando com o Álvaro (Pacheco). E meu primeiro jogo foi fora contra o Fortaleza e fui vaiado. Faz parte. É uma torcida muito apaixonada e tem sofrido. A gente entende, não levo para o lado pessoal. Todo mundo tem parcela de culpa. Não dá para colocar a culpa num grupo, numa pessoa. A gente está tentando melhorar, precisa melhorar, sim. Quantas rodadas a gente está na primeira página? Quando o Ramón saiu ou o Álvaro saiu, dificilmente alguém ia imaginar que a gente poderia chegar onde está agora. Nos incomoda demais as derrotas, estamos oscilando.

O técnico também explicou por que optou pela entrada de Pablo Galdames na vaga de Hugo Moura. O chileno foi um dos mais criticados pela torcida na partida.

— Diferente do Hugo, ele consegue construir um pouco melhor. O Hugo vinha bem, é um jogador que a gente acredita demais. Galdames deu um salto de performance, tem uma bola longa e primeiro toque melhores. A briga está muito saudável. Na verdade, a gente ganhou um jogador. A gente não pode olhar que perdeu o Hugo, a gente ganhou um jogador. O Galdames é inteligente, é uma vaga que a briga está boa. O Hugo entrou bem, foi bem nos treinos. A gente está tentando criar competitividade. Vejo os três num momento melhor que o restante. Independente de quem a gente escolher, vão dar conta. Como o Hugo foi bem com o Cocão. Como o Cocão foi o Galdames. Como já jogou Sforza e Galdames. São jogadores com bastante potencial.

Perguntado sobre a briga do Vasco neste final de campeonato, o técnico mostrou confiança em seguir brigando pela vaga na pré-Libertadores. Atualmente, o Vasco é 10º colocado, com 43 pontos.

— A gente tem que brigar pela Pré-Libertadores, pelo G-7, acreditando que o G-7 pode virar um G-8 e até um G-9, porque a gente estava há muitas rodadas nesta colocação, em nono, em oitavo. A gente tem que acreditar que a gente vai chegar lá e, no pior cenário, teremos que brigar pela Sul-Americana. É por isso que vamos brigar nesses quatro jogos.

Fonte: Extra Online
  • Quinta-feira, 01/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Operário Operário 1
    Copa do Brasil Estádio Germano Krüger
  • Domingo, 04/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
  • Sábado, 10/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Terça-feira, 13/05/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Lanús Lanús
    Copa Sul-Americana La Fortaleza
  • Sábado, 17/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (36,00%)
Empates 9 (36,00%)
Derrotas 7 (28,00%)
Total 25
Gols
Marcados 31 (56,36%)
Sofrido 24 (43,64%)
Total 55
Saldo 7
Cartões
Amarelos 55 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 55