Futebol

Raio-x de equipes que estão no grupo do Vasco na Libertadores 2018

Passado o susto vivido contra o Jorge Wilstermann e confirmada a permanência do técnico Zé Ricardo, o Vasco intensificou o estudo a respeito dos adversários do Grupo 5 na Libertadores. Os analistas de desempenho do departamento de futebol têm abastecido o treinador de informações a respeito de Cruzeiro, Racing (ARG) e Universidad de Chile.

A primeira partida do "grupo da morte" será nesta terça-feira, no confronto entre Racing e Cruzeiro, em Buenos Aires. Se o Cruzeiro é um velho conhecido e está repleto de jogadores com que os vascaínos já estão familiarizados, o time de Alvellaneda merece ser visto com atenção, especialmente por causa de seu jogador mais badalado: Martínez, de 20 anos. Ele é o mais valioso do grupo, de acordo com o site Transfermarkt: R$ 39 milhões, empatado com Paulinho, do Vasco.

Com média de idade de 26,3 anos, o time da Colina tem o elenco mais jovem entre as quatro equipes. O valor total de seu elenco, de acordo com o site Transfermarkt, é de aproximadamente 42,7 milhões de euros.

Confira o que o Vasco terá pela frente na fase de grupos da Libertadores:

Universidad de Chile

  • Valor de mercado do elenco: 16,6 milhões de euros
  • Jogador mais valioso: Soteldo (2 milhões de euros)
  • Média de idade do elenco: 27,3 anos

A Universidad de Chile investiu para a disputa dessa Libertadores. A última contratação foi a do zagueiro Rafael Vaz, por empréstimo, que formará dupla com Gonzalo Jara, titular da seleção chilena no bicampeonato da Copa América. O time treinado por Guillermo Hoyos conta com outros jogadores com passagens recentes pela seleção nacional, casos do lateral-esquerdo/meia Beausejour e do atacante Pinilla — o último teve uma curta passagem pelo Vasco em 2008, ano do primeiro rebaixamento para a Série B. Seu principal jogador também é da seleção, só que da Venezuela: o apoiador Soteldo, de 20 anos. O time costuma jogar no 4-4-2.

Cruzeiro

  • Valor de mercado do elenco: 56,7 milhões de euros
  • Jogador mais valioso: De Arrascaeta (7,5 milhões de euros)
  • Média de idade do elenco: 27,5 anos

Ao menos no papel, o Cruzeiro desponta como o time mais forte do grupo 5 da Libertadores. A equipe treinada por Mano Menezes tem bons nomes em todas as posições. O atacante Fred foi a contratação de maior impacto e se juntou a um elenco já forte, com Thiago Neves e Arrascaeta na criação das jogadas, e Rafael Sóbis no ataque. Mancuello, ex-Flamengo, também foi contratado. Edilson, campeão da Libertadores pelo Grêmio, chegou para a lateral direita. O time joga em um 4-2-3-1 que privilegia a ocupação no meio de campo e os jogadores vindos de trás. No gol, Fábio, de 37 anos, é o capitão e o maior ídolo da torcida da Raposa, que sonha com o tricampeonato.

Racing

  • Valor de mercado do elenco: 49,2 milhões de euros
  • Jogador mais valioso: Martínez (10 milhões de euros)
  • Média de idade do elenco: 26,4 anos

Veste a camisa do Racing o jogador que é considerado a principal joia do futebol argentino em atividade no país. Laurato Martínez, de 20 anos, é o camisa 10 e atacante da equipe de Avellaneda. Eleito melhor jogador do Sul-Americano Sub-20 do ano passado, é cotado para protagonizar venda milionária para a Europa na próxima janela de transferências. Há bons coadjuvantes na equipe que atua no 4-3-3, como seus companheiros de ataque — Lisandro López, ex-Lyon, Porto e Internacional, e Centurión, ex-Boca Juniors e São Paulo. Na defesa, o destaque é Donatti, argentino que teve passagem apagada pelo Flamengo.

Fonte: Extra
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri