EXCLUSIVO! Entrevistamos a jornalista Raisa Simplicio (@simpraisa) para obtermos mais informações sobre Matheus França:
• Como você avalia o período que Matheus França ficou no Flamengo?
"O Matheus subiu em 2021, mas em 2022 foi o ano que ele realmente teve um impacto muito legal dentro do time do Dorival Junior.
Ele mostrou muita personalidade. Mesmo novo, ele se destacava fisicamente, e por isso ele foi muito utilizado.
Na época, o Dorival montou dois times, um que disputava o Brasileiro e outro a Libertadores, e ele se encaixou muito no time que disputava o Brasileiro."
• Quais são as características positivas do atleta?
"As principais características positivas seriam a parte física, que ele mostrou quando subiu pro profissional, e é um jogador muito versátil, do meio pra frente ele pode jogar em todas as posições."
• Quais são as características negativas do atleta?
"A característica negativa eu diria a falta de experiência. Ele subiu em 2021, foi bastante utilizado em 2022, 2023 no primeiro semestre ele faz a mudança para o Crystal Palace e tem todo o período de adaptação, ele sofre alguns problemas físicos, uma lesão grave e acabou ficando de fora bastante tempo e pra voltar é mais difícil, já que a concorrência é gigantesca. Então eu diria que esse pouco lastro no profissional seria uma característica negativa."
• Você acredita que a passagem dele pelo futebol europeu contribuiu para o seu desenvolvimento técnico e tático?
"Sem dúvida nenhuma. Eu acho que a passagem dele pelo Crystal Palace, mesmo jogando pouco, contribuiu sim para que ele possa evoluir principalmente a parte tática, por ser um jogo mais rápido, por exigir você pensar mais rápido, agir mais rápido. São experiências que acabam obrigando a amadurecer mais rápido em todos os sentidos."
• Qual foi a reação da torcida do Flamengo com a transferência do jogador ao Vasco?
"O torcedor encarou com surpresa, porque ele até teve outras oportunidades, como o mercado português, etc, e o Vasco que está em uma situação complicada, brigando contra o rebaixamento, e principalmente por ser um rival, possa não ser positivo para o desenvolvimento da carreira dele. Eu diria que surpresa."
• Na sua opinião, é um meia-atacante que tem potencial para se firmar no futebol brasileiro e na seleção?
"Eu acho que ele pode sim se firmar no futebol brasileiro. Seleção Brasileira acho que ainda está um pouco distante da gente pensar nisso, porque ele tem pouco lastro como profissional, e a concorrência no setor é muito grande. Mas eu acho que ele tem sim potencial para se firmar no futebol brasileiro. Eu faria uma relação com o Jean Lucas, um pilar do time do Bahia, que se firmou no futebol brasileiro."
• O que a torcida do Vasco pode esperar de Matheus França para a temporada de 2025?
"Ele vai ser um jogador muito útil para o Vasco na temporada 2025, principalmente se ele encaixar bem fisicamente logo de início, pegar uma boa sequência de jogos. Ele é um jogador que tem muita disposição, forte fisicamente, tem qualidade, se movimenta bastante, então acho que ele pode ajudar nessa reta final de temporada. Se ele seguir no Vasco, acho que ele pode ser peça fundamental do time."