Clube

Ramón Díaz: Jurídico do Vasco se prepara para 'guerra' na FIFA

Novo treinador do Corinthians, Ramón Díaz acionou o Vasco na Fifa e na CBF. Ele cobra multa de quase R$ 30 milhões pela rescisão do contrato e pede o fim do vínculo federativo com o clube carioca.

O argentinou e seu filho, Emiliano Díaz, saíram do Vasco no fim de abril, após derrota para o Criciúma. O clube alega que eles pediram demissão imediatamente após o jogo, enquanto a dupla diz que ficou sabendo da demissão pelas redes sociais. O imbróglio dura desde então.

O Vasco fez a rescisão trabalhista, que se deu por pedido de demissão e foi registrada no sistema do Governo. Esse processo não exige assinatura do empregado. Porém, ainda há o vínculo federativo.

O nome de Ramón Díaz consta como técnico do Vasco no sistema da CBF. Para a rescisão ser registrada, é necessária a assinatura do treinador.

Ramón pode firmar contrato de trabalho com outro clube. Foi o que aconteceu com o Corinthians - ele assinou vínculo até o fim de 2025. Agora, a rescisão federativa com o Vasco precisa ser publicada para que a equipe paulista inscreva o técnico.

Como o argentino não quer assinar o documento do Vasco, que alega pedido de demissão de Ramón, ele acionou o clube na CNRD da CBF. O técnico entrou com liminar pedindo a liberação de sua inscrição. A informação foi publicada primeiramente pelo canal "Atenção, Vascaínos!".

O pedido muito provavelmente será aceito, e ele ficará livre para ser registrado pelo Corinthians. A questão principal está na Fifa.

Na entidade máxima do futebol mundial, Ramón Díaz cobra do Vasco multa pela rescisão do contrato, já que ele tinha vínculo com o clube até dezembro do ano que vem. O clube ainda não foi citado pela Fifa, mas soube da ação porque ela foi juntada no processo da CBF.

Para se cercar, o jurídico do Vasco pegou depoimentos de jogadores e funcionários que presenciaram o que a SAF entende como o pedido de demissão de Ramón Díaz. O clube está preparado para uma batalha jurídica e acredita ter elementos sólidos para sustentar sua defesa. Os advogados vascaínos devem cobrar a multa do treinador e estão confiantes na vitória na Fifa.

Fonte: ge
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco 1
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (36,84%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 6 (31,58%)
Total 19
Gols
Marcados 27 (55,10%)
Sofrido 22 (44,90%)
Total 49
Saldo 5
Cartões
Amarelos 30 (90,91%)
Vermelhos 3 (9,09%)
Total 33