Futebol

Ramón quer apagar síndrome de vices na carreira

Uma das maiores mágoas do torcedor vascaíno é a seqüência de quatro títulos perdidos em finais contra o Flamengo. As derrotas de 1999, 2000, 2001 e 2004 são motivo de gozação dos rivais até hoje.

Personagem de uma destas decisões, o meia Ramón tem como objetivo conquistar a Copa do Brasil em cima do arqui-rival para diminuir um pouco a desvantagem no retrospecto recente e destaca o bom momento do Vasco na temporada para fundamentar suas palavras.

\"Agora é uma decisão completamente diferente de todas. Passou algum tempo e futebol o que vale é o momento, o agora\", analisou o atleta.

Em 1999, o Gigante da Colina chegou à decisão do Estadual do Rio credenciado pelo recente título da Taça Rio, que equivale ao segundo turno da competição. Faltando cinco minutos para o início do primeiro confronto das finais, o atacante Romário, principal estrela do Flamengo, é vetado no vestiário.

Resultado: empate por 1 a 1, o que dá ao Vasco a vantagem de jogar por outro empate. Por ter feito melhor campanha no torneio, o time de São Januário jogava por dois resultados iguais para ficar com a taça.

No segundo confronto, o Baixinho é escalado, mas sente a panturrilha com 18 minutos de partida e é substituído pelo atacante Caio. Quando o confronto caminhava para um 0 a 0 que daria o título ao Gigante da Colina, o zagueiro Mauro Galvão comete falta sobre Caio na intermediária.

Na cobrança, o chute do meia Rodrigo Mendes desvia no volante vascaíno Nasa, que compunha a barreira, e a bola morre no canto direito de Carlos Germano, decretando a vitória e a conquista Rubro-Negra.

No ano seguinte, a história se repete e Flamengo e Vasco fazem a decisão estadual. Mais uma vez a vantagem de atuar por dois resultados iguais e do time cruz-maltino. Apesar disso, a equipe da Gávea faz 3 a 0 no primeiro jogo e reverte a vantagem

Um 2 a 1 no confronto decisivo dá novamente o titulo ao time rubro-negro. Em 2001, o Flamengo vence a Taça Guanabara após uma decisão por pênaltis contra o Fluminense. O curioso nesta partida é que em uma das cobranças da equipe da Gávea, - do lateral-esquerdo Cássio - o goleiro tricolor defende, mas a bola quica no chão, ganha um efeito incrível e morre no fundo do gol.

Com a conquista do segundo turno pelo Vasco, Rubro-Negros e Cruz-maltinos confirmam o domínio no cenário estadual e repetem a final pelo terceiro ano consecutivo e novamente o Vasco conquista vantagem de jogar por empates. Romário, desta vez atuando pelo Gigante da Colina, não participa dos dois jogos.

Mesmo assim, o Vasco vence por 2 a 1 o confronto inicial e pode perder a partida decisiva por até um gol de diferença. Um novo 2 a 1, desta vez a favor do Flamengo, vai dando o título ao time de São Januário. Até que aos 43 minutos da etapa final, o Rubro-Negro consegue uma falta na entrada da área.

O meia Petkovic vai para a cobrança e acerta o ângulo esquerdo de Hélton, que salta para a bola em vão. O Vasco perde o terceiro campeonato consecutivo para o rival e tem nova chance de descontar em 2004.

Com duas vitórias (2 a 1 e 3 a 1 - com três gols de Jean, agora no Gigante da Colina), o clube da Gávea novamente vence o rival em uma decisão e faz o time cruz-maltino carregar a pecha de \"tetra vice-campeão\".

Das quatro finais Ramón participou apenas de uma, mas o meia prefere lembrar de um outro confronto entre as duas equipes. \"Tive oportunidade de disputar uma só [final contra o Flamengo], em 99. Em 97 passamos de fase contra o Flamengo e fomos campeões\", lembrou.

Acostumado às decisões, o atleta já faturou o título da Taça Libertadores da América e do Brasileirão de 1997 atuando pelo Vasco. O jogador comemora as conquistas e a oportunidade de jogar novamente pelo clube que o deu notoriedade.

\"É tudo fruto de um trabalho ao longo desse tempo de Vasco. Fico satisfeito com esse reencontro com a torcida e já estar participando de uma final. Já participei de várias [finais] aqui no clube, perdi algumas e ganhei outras. O mais importante é isso, ficar marcado com títulos\", completou.

Fonte: Pelé.Net
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário