Torcida

Ranking digital dos clubes brasileiros em julho/2024; Vasco é 6º

Ao todo, os 50 clubes monitorados somaram cerca de 12 milhões de novas inscrições em suas redes sociais entre janeiro e junho

  • Flamengo e Palmeiras lideraram com 1,8 milhão de novas inscrições no semestre;
  • Palmeiras aumentou em 9% sua base digital, o maior resultado do TOP5;
  • Corinthians em terceiro, com 1,1 milhão no de novos seguidores no semestre;
  • São Paulo ocupou o quarto melhor resultado e somou 582 mil de novos inscritos;
  • Santos no TOP5 dos maiores crescimentos do primeiro semestre;
  • Rivalidade digital: Atlético e Cruzeiro somaram meio milhão de inscritos cada;
  • Bahia apresentou a maior taxa de crescimento do TOP10 do primeiro semestre.

São Paulo, 4 de julho de 2024 – Na edição atual, o IBOPE Repucom destaca o desempenho dos clubes no primeiro semestre de 2024. No acumulado de janeiro a junho, os cinco clubes que com maior saldo de novas inscrições foram: Flamengo (1,8 milhão de inscrições), Palmeiras (1,8 milhão), Corinthians (1,1 milhão), São Paulo (582 mil) e Santos (576 mil). Juntos, foram responsáveis por mais de 5,8 milhões das novas inscrições, ou 52% do total entre todos os 50 clubes no período.

Destaques do primeiro semestre

O Flamengo liderou em ganho de novos inscritos com leve vantagem de apenas 25 mil inscrições sobre o Palmeiras. Ambos somaram aproximadamente 1,8 milhão de novas inscrições em suas redes oficiais, e cada um conta com 16% de participação entre todos os times.

É importante ressaltar que o crescimento do Palmeiras é notável. Apesar de ter conquistado a mesma quantidade de inscrições que o “Rubro-Negro”, o “Verdão” viu sua base digital aumentar em 9% durante o período, o maior crescimento entre os cinco principais clubes. O Instagram foi o principal motor no ganho de novas inscrições de ambos os clubes, representando 56% do total para o Flamengo e 41% para o Palmeiras.

O Corinthians figurou na terceira colocação ao acumular 1,1 milhão de novos inscritos durante o período. O Instagram representou a maior parte dos ganhos do ‘Timão’, com mais de 645 mil novos seguidores advindos da plataforma, ou 57% do total.

O São Paulo, campeão da Supercopa em fevereiro de 2024, ocupou a quarta posição dos maiores resultados do semestre, e concentrou 582 mil novas inscrições.

O Santos, apesar de vivenciar um momento atípico este ano ao disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, se sobressaiu entre os cinco clubes que mais ganharam inscritos no primeiro semestre. O “Peixe” somou 576 mil novas adesões em suas redes sociais.

A rivalidade dos maiores clubes de Minas também invadiu o mundo digital. Atlético (6º) e Cruzeiro (7º) somaram cerca de meio milhão de novas inscrições – 547 mil e 540 mil, respectivamente -, uma diferença de apenas 7 mil seguidores entre as equipes.

O Bahia se destacou como o melhor clube da região Nordeste e, principalmente, pela presença no TOP10. O “Tricolor Baiano” ganhou mais de 517 mil novas inscrições e registrou a maior taxa de crescimento (+11%) entre os dez principais clubes brasileiros no semestre.

Confira o desempenho anual dos clubes monitorados no primeiro semestre de 2024:

Destaques do mês de junho

Sobre o desempenho mensal, os clubes acumularam um total de 1,5 milhão de novos inscritos, e os cinco que mais se destacaram foram: Flamengo (412 mil novas inscrições), Palmeiras (352 mil), Fluminense (142 mil), Cruzeiro (76 mil) e Bahia (72 mil). Juntos, foram responsáveis por mais de 1 milhão das novas inscrições, ou 72% do total entre todos os 50 clubes no período.

Após quatro meses, o Flamengo voltou a liderar o crescimento mensal ao somar 412 mil novas inscrições no combinado de suas redes sociais. O clube também foi líder no Instagram (237 mil novos inscritos), no “X” (46 mil), no TikTok (100 mil) e no YouTube (30 mil), nestes dois últimos dividindo a liderança com o Palmeiras.

O Palmeiras obteve o segundo melhor saldo do último mês. Foram 352 mil novas adesões em seus perfis oficiais. Seu maior resultado foi no Instagram, plataforma na qual somou 118 mil novos inscritos, seguido do Facebook e TikTok com 100 mil novos seguidores cada.

O Fluminense registrou o terceiro maior desempenho ao contabilizar 142 mil novos inscritos no acumulado de suas mídias digitais. No Facebook, o “Flu” arrecadou 100 mil novos seguidores, e como consequência, bateu a marca de 2 milhões de inscritos na plataforma.

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros
  • Domingo, 21/07/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético Mineiro Atlético Mineiro 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir