Futebol

Ranking mostra clubes com mais sócios no Brasil

Qual é o clube com mais sócios no Brasil? Após dois anos de isolamento social por conta da Covid-19, o número de associados das equipes brasileiras vem mudando bastante. O panorama geral entre a maioria dos clubes é de queda, mas alguns estão conseguindo garantir a fidelização dos torcedores.

O ge consultou os clubes da Série A do Brasileiro e elaborou um ranking com a soma total de associados de cada um (confira abaixo).

Atual campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, e com o elenco de dar inveja aos rivais, o Atlético-MG vive um excelente momento fora de campo. O Galo é o clube com o maior número de sócios do país: são 127.558 torcedores vinculados aos planos do programa Galo Na Veia.

Apenas mais um clube brasileiro supera a barreira dos seis dígitos. O Corinthians conta com 116 mil sócios, de acordo com sua assessoria de imprensa.

Chama a atenção o número registrado pelo Flamengo. De 2019 para cá, o Rubro-Negro perdeu mais de metade de seus associados: passou de 145 mil para 69.175 até esta segunda-feira.

O Internacional também aparece em cenário de queda em relação ao período pré-pandemia - apesar de mais branda do que a do Flamengo. O Colorado deixou a casa dos 100 mil sócios, mas ainda está no pódio do ranking.

O Coritiba aparece na contramão do movimento. O Alviverde registra a alta mais expressiva do país, com um crescimento de 363% em relação ao ano passado.

A equipe do Alto da Glória tinha "apenas" 11 mil sócios no início de 2021. Um ano depois, está batendo na porta dos 40 mil, na nona colocação do ranking e bem próximo de superar o São Paulo. A expectativa é chegar a 45 mil ainda em 2022.

- Considero o que está acontecendo como um fenômeno mundial. Primeiro pelo curto tempo para isso acontecer. Segundo é que o Coritiba não ganhou nenhum grande título nacional no período. Não são esses fatores que levaram os torcedores a serem sócios. Temos uma política de privilegiar o sócio - disse o presidente do Coritiba Juarez Moraes e Silva ao ge.

Com pacotes bem mais acessíveis do que os dos rivais da Série A, Ceará e Fortaleza vêm numa crescente desde 2019 e só aparecem atrás de Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Flamengo e Palmeiras na lista.

O Bragantino foi o único clube da primeira divisão que não quis divulgar o número total de torcedores cadastrados em seu plano de sócios.

Confira o ranking da Série A por número de sócios

 

* O número foi divulgado pelo Athletico em nota oficial há pouco mais de um mês. O ge entrou em contato com o Furacão para pedir um dado atualizado, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

** O Atlético-GO tem apenas um plano de "passaporte" recém-lançado com aproximadamente 1 mil vendas. É uma espécie de carnê que dá direito à entrada em jogos do time na temporada 2022 (o plano Ouro dá entrada a todos os jogos da Série A e o plano Diamante dá acesso a todos os jogos como mandante nas diferentes competições (começou na final do Campeonato Goiano e segue na Copa do Brasil, na Sul-Americana e na Série A).

Gigantes não tão adormecidos
 

Entre os clubes da Série B, quatro campeões brasileiros registram um bom número de associados:

Grêmio: 60.600 sócios

Cruzeiro: 51.179

Vasco: 48.481 sócios

Bahia: 30.000 sócios

Comparados aos times da Série A, Grêmio, Cruzeiro e Vasco ocupariam a sexta, a sétima e a oitava colocações no ranking, respectivamente. O Bahia seria o 14º, logo atrás do Santos.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir