Futebol

Ranking mostra maiores jejuns de liderança na Série A

Fluminense e Botafogo começaram muito bem este início de Brasileirão e voltaram a ocupar a liderança da classificação depois de muitos anos. Antes de ser líder nas duas primeiras rodadas, a última vez que o Fluminense tinha ocupado essa posição havia sido na segunda rodada de 2014, em 26 de abril de 2014, e o Botafogo, o atual primeiro colocado, não ocupava colocação desde 18 de agosto de 2013, na 15ª rodada.

No ano passado, foram São Paulo, Santos e Corinthians que começaram bem o Brasileirão e se alternaram na liderança da classificação. As primeiras rodadas do campeonato são o momento em que muitos times conseguem se reencontrar com a ponta da tabela. Das 20 equipes da Série A, dez ocuparam a liderança pela última vez nas primeiras cinco rodadas de um campeonato, quando o sobe e desce é mais acentuado.

O ranking abaixo mostra qual foi a última vez que as equipes da Série A deste ano ocuparam a liderança do Brasileirão por pontos corridos, desde 2003, considerando a tabela original, após todos os jogos serem realizados, apesar de possíveis adiamentos.

Um exemplo: em 2005, o Botafogo chegou a vencer as três primeiras partidas, mas a vitória por 1 a 0 contra o Vasco foi cancelada em consequência do escândalo de manipulação de resultados pelo ex-árbitro Edílson Pereira de Carvalho. Quando o jogo foi realizado novamente, o Vasco venceu por 1 a 0, de modo que a liderança do Botafogo não teria sido computada.

Do mesmo modo, houve equipe que chegou a ocupar a liderança porque o jogo de um rival foi adiado, mas depois da realização dessa partida, a liderança mudou. Adotou-se o critério de usar a classificação definitiva de cada rodada, depois de todos os jogos serem realizados.

divulgação/espião estatístico

 

Fonte: ge
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150