Futebol

Rayan e GB reeditam dupla que já vem de longa data em São Januário

Quem acompanhou a base do Vasco nos últimos anos, criou grandes expectativas com uma dupla de atacantes: um camisa 9 de 1,90m, com dribles e habilidade de camisa 10, e um atacante de força, explosão e muita qualidade na finalização. O triunfo de virada contra o Vitória por 4 a 3, neste domingo, em São Januário, foi o primeiro capítulo no profissional de uma parceria entre GB e Rayan que já vem de anos.

Os jogadores já haviam atuado juntos em outras oportunidades, mas eles nunca haviam sido tão importantes para o Vasco como foram na vitória deste domingo. Dos quatro gols marcados pela equipe, três vieram da dupla que fez muito sucesso na base vascaína.

GB e Rayan fizeram parte de uma das gerações recentes mais vitoriosas da base do Vasco. A dupla conquistou duas vezes o Campeonato Carioca Sub-17 (2021 e 2022) e levou o Carioca Sub-20 em 2024. Mas eles não estão no clube apenas desde o Sub-17. Rayan chegou a São Januário com seis anos, enquanto GB foi para a base vascaína com nove.

Em 2022, por exemplo, GB marcou 22 vezes pelo Sub-17 do Vasco em 34 jogos. Rayan teve uma média ainda mais impressionante, com 29 gols em 34 partidas.

Rayan comandou a recuperação do Vasco na partida, com o gol do empate e o da virada para o 3 a 2 em São Januário. Depois do gol sofrido de Raúl Cáceres para o Vitória, GB saiu do banco e fechou a conta com o gol de cabeça aos 51 minutos do segundo tempo para dar os três pontos para o time de Diniz.

Enquanto Rayan já é titular no Vasco desde o início da temporada, GB ainda busca o seu espaço no time. O atacante conviveu com lesões nos últimos dois anos, mas está recuperado dos problemas médicos e tem ganhado chances com Diniz para mostrar o futebol no profissional que o credenciou como uma promessa do clube.

Em fevereiro, GB entrou no avião rumo à Turquia para se despedir do Vasco e assinar com o Fenerbahçe. O atacante já havia aceitado a proposta dos turcos e precisava fazer apenas exames médicos para assinar com o novo clube. Mas isso não aconteceu. Os exames indicaram uma provável lesão no joelho. O clube carioca, com determinação do médico Gustavo Caldeira, determinou que não havia necessidade de cirurgia no joelho do atacante.

GB voltou ao Brasil, treinou de forma separada e foi para a base do Vasco para ganhar ritmo de jogo. Diniz puxou o atacante para o profissional quando chegou e o observou de perto. O jogador abraçou a grande oportunidade neste domingo e ganhou elogios do treinador.

— Eu confio na base sempre, é confiança no jogador especificamente. O jogo hoje era para o GB. Ele é muito preciso no cabeceio. Estava todo mundo encostando a cabeça na bola, então ele teria oportunidade. Temos que ter paciência com ele porque ele é classudo para jogar. Ele não é acelerado igual o Andrés Gomez, por exemplo, ele é mais pausado. Quando ele não joga bem, a impressão de fora é que tem preguiça. A única coisa que ele não tem é preguiça. Hoje ele entrou confiante. Quando o GB tem confiança é um jogador com futuro brilhante pela frente.

O atacante confirmou o que disse o treinador do Vasco. GB afirmou que está com Diniz "até o final" e agradeceu pela oportunidade de entrar em campo.

— Ele falou que eu ia entrar e fazer o gol da vitória. Ia dar a vitória para o Vasco. Só agradecer o professor pela oportunidade. O professor sempre apoia a gente da base e dá oportunidade. É somente agarrar e trabalhar, ir junto com ele até o final — contou GB após a vitória.

GB pode se inspirar no companheiro de ataque que já é uma realidade no Vasco. Rayan tem 14 gols na temporada, nove deles no Brasileirão, e vive o seu melhor momento no clube. O jogador demonstrou personalidade ao bater o pênalti depois do pedido de Fernando Diniz.

— Eu e Coutinho sempre conversamos. O Coutinho é o batedor oficial, mas eu estava confiante e ele confiou em mim. Deu certo. Na hora que o juiz estava no VAR, a gente foi conversar com o Diniz. Ele sempre me chama de joia e perguntou: "Joia, tu tá confiante?". Eu disse que sim, e ele disse "então vamos ver lá". Ele decidiu e pediu para eu bater. Na comemoração, eu o agradeci e deu tudo certo — revelou Rayan após o fim da partida.

Em 2025, Rayan é o jogador sub-20 com mais gols na temporada no futebol brasileiro com 14 gols, ao lado de Vitor Roque.

O atacante recebeu várias sondagens de clubes da Europa na janela do meio do ano, mas Diniz pediu à direção vascaína que o jogador não fosse negociado de jeito nenhum. As vendas de João Victor e Luiz Gustavo ajudaram o clube a mantê-lo até o fim do ano, pelo menos. O clube sabe que o atacante segue monitorado de perto.

O Vasco com Diniz viu as melhores versões de Barros e Rayan nascerem, além de o treinador ter lançado Luiz Gustavo ao profissional — que, pouco tempo depois, foi vendido ao Bahia por um montante superior a R$ 30 milhões. Agora, GB é mais um jogador da base que tenta conquistar seu espaço com o técnico. Moral ele já tem, ainda mais depois do gol deste domingo.

Fonte: ge
  • Domingo, 05/10/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 4
    Vitória Vitória 3
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 15/10/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Segunda-feira, 20/10/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 18 (32,14%)
Empates 19 (33,93%)
Derrotas 19 (33,93%)
Total 56
Gols
Marcados 78 (52,35%)
Sofrido 71 (47,65%)
Total 149
Saldo 7
Cartões
Amarelos 121 (96,03%)
Vermelhos 5 (3,97%)
Total 126