Futebol

Éder sonha com título e até com Seleção

O Independente está orgulhoso por ter um representante na final da Copa do Brasil 2006. O zagueiro Éder, de 22 anos, hoje no Vasco da Gama, disputou três temporadas pelo Galo (2002/2003 e 2004) e na quarta-feira estará na decisão contra o Flamengo, seu maior rival no Maracanã. Em jogo estará uma vaga na Taça Libertadores da América. No jogo de ida o Mengão venceu por 2 a 0.

Éder Monteiro Fernandes concedeu com exclusividade uma entrevista para a Panorama Esportivo. O becão do Vasco da Gama afirmou que foi feliz em seu tempo de Independente e que fez amizades fiéis, como as de seus ex-companheiros Luizinho, Lu, Thiago e PC. \"Essas famílias me acolheram muito bem. A própria torcida galista gostava do meu futebol e me elogiava. Sempre fui raçudo e vestia a camisa do clube com muito amor e dedicação\", destacou.

Éder vestiu a camisa do Galo em 20 partidas pelo profissional e mais 13 pelo Sub-20, tendo marcado 6 gols no total. Em Limeira, atuava como volante, mas no Cruz de Malta o técnico Renato Gaúcho optou por escalá-lo na zaga, afinal de contas, ele tem boa pegada e sabe sair jogando, algo raro hoje em dia em se tratando desta posição.

A única mágoa que ele guarda em sua passagem pelo Estádio Comendador Agostinho Prada, foi a perda de quatro pontos na Série A-3 de 2003 em razão de sua escalação. Depois de fazer o gol da vitória contra o XV de Piracicaba, aos 47 minutos do segundo tempo (1 x 0 no Pradão) e de ter sido escolhido o melhor em campo contra o Osasco, o zagueiro foi informado que estava em situação irregular por seu tempo de contrato e por isso, o Galo perdeu quatro pontos, ficando de fora da briga pela classificação. \"Foi um erro da diretoria que quase manchou o meu nome. Mas os torcedores e a imprensa em geral me deram força e me isentaram da culpa. Eu não sabia dessa irregularidade\", confidenciou.

Vida

Nascido em São Paulo no dia 21/09/1983, Éder precisou se mudar para a casa dos seus avós em Paraguaçu Paulista em razão da separação dos seus pais Daniel e Silvana. Ele jogou 9 anos nas categorias de base da Paraguaçuense até acertar com o Garça, onde disputou a Série A-3 do Campeonato Paulista. Com boas atuações, o zagueiro foi convidado para defender o Independente e aceitou, afinal de contas, estava mais próximo da capital.

Depois de três anos em Limeira, a carreira do jogador começou a ganhar projeção em 2004, quando assinou um contrato com o Americano de Campos. Seu time disputou o Campeonato Brasileiro da Série C e chegou ao Quadrangular Final, ficando em terceiro lugar. \"Tínhamos um bom time e ficamos chateados por não subir\", lamentou. Uma das vagas ficou com o União Barbarense.

Éder permaneceu no Americano para jogar a Taça Guanabara e ajudou seu time a chegar na decisão com o Volta Redonda, perdendo o título nas penalidades máximas. \"Eu formava a dupla de zaga com o Ciro. Nossa defesa foi a menos vazada da competição e por isso a diretoria do Vasco da Gama decidiu invetir na aquisição de nós dois, a pedido do técnico Joel Santana\", contou.

Com a saída de Santana e a chegada de Renato Gaúcho, o Vasco passou a apostar ainda mais nos \"meninos\", ou seja, nas promessas para o futuro e Éder estava nesta lista. \"O professor me deu muita força e me promoveu como titular. Acho que não decepcionei, prova disso é que o meu contrato foi renovado por mais um ano. Estou feliz em São Januário e espero fazer meu nome no Rio de Janeiro\", frisou.

Sonho

Éder não acha exagero sonhar com a Copa do Mundo da África do Sul em 2010. \"A Seleção Brasileira será renovada e agora os garotos terão a chance de mostrar serviço. Sinto que estou evoluindo e espero me firmar ainda mais no Vasco para quem sabe um dia chamar a atenção do novo treinador. Tenho apenas 22 anos e estou jogando em um time grande. O título da Copa do Brasil nos colocará de uma vez por todas na vitrine e nos dará moral. Estamos encarando esta final com o Flamengo como o jogo mais importante de nossas vidas. Para mim em particular, será o primeiro título como profissional. Espero que a torcida galista torça pelo meu sucesso, assim como eu torço pelo Independente um dia chegar a Primeira Divisão\", completou. Para chegar na final, o Cruz de Malta eliminou o Botafogo/PB, Iraty, Cricíuma, Volta Redonda e por último o Fluminense.

Fonte: Gazeta de Limeira
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário