Clube

Recursos para as reformas em São Januário virão do COB

O estádio de São Januário sofrerá mudanças profundas para sediar os jogos de rúgbi na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Além de realizar mudanças para adequar as dimensões do campo à modalidade, a reforma deve dobrar a capacidade do estádio, de acordo com o vice-presidente de esportes olímpicos do Vasco, José Pinto Monteiro. Já a estátua de Romário mudará de lugar.

“Hoje, a capacidade é em torno de 24 mil pessoas. Nos Jogos Olímpicos, poderemos chegar a 40 mil”, revelou o dirigente.

José Pinto Monteiro lembrou que a remodelação do estádio deve ser bancada com o dinheiro do Comitê Olímpico Brasileiro destinado aos Jogos.

“Pode ser que tenhamos até alguma pequena despesa, mas os recursos virão do COB e, no fim, o clube terá um grande legado”, festejou Monteiro.

O dirigente adiantou ainda que o Vasco não terá problemas com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pelo fato de a arquitetura do estádio ser do início do século passado. “Somente a fachada foi tombada e a parte que será alterada não tem nenhuma restrição”, disse.

A dimensão do campo será ampliada para atender as medidas oficiais do rúgbi. Segundo o vice de esportes olímpicos, José Pinto Monteiro, as dimensões do campo de futebol da Colina são de 98 metros de comprimento por 75m de largura, e terão que ser ajustadas para 144m por 80m para cumprir as exigências do COB.

Para isso, haverá um recuo de 22 metros atrás de cada gol, obrigando a troca de lugar da estátua de Romário, dos bancos de reservas e do placar eletrônico.

CT em discussão

A diretoria espera ter até o início de novembro uma definição sobre o novo centro de treinamento da equipe. Até o fim do ano, os treinos devem continuar no Vasco-Barra. Entre os locais observados, estão o CFZ, no Recreio, e os nos CTs do Tigres do Brasil e do Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Fonte: O Dia
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134