Futebol

Reforços vascaínos têm bom início na temporada

Efetuando processo de reformulação do elenco para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco, até o momento, anunciou seis reforços para a temporada. E em comum está o fato de serem jogadores polivalentes e 'entrosados', uma vez que alguns deles já haviam atuado juntos entre eles ou com atletas que estão no atual grupo cruz-maltino.

Foram contratados até aqui o goleiro Vanderlei, o lateral Zeca, o zagueiro Ernando, o meia Marquinhos Gabriel e os atacantes Léo Jabá e Morato.

Vanderlei, Zeca e Marquinhos Gabriel, por exemplo, atuaram juntos no Santos, onde em 2015 sagraram-se campeões paulistas e vices da Copa do Brasil. Zeca também atuou com Ernando no Bahia, na temporada passada — inclusive, foram companheiros de concentração.

"Tive a felicidade de jogar com o Zeca no Bahia. Muito feliz de voltar a fazer essa parceria. Foi meu parceiro de concentração", revelou Ernando em sua entrevista coletiva virtual de apresentação.

Marquinhos Gabriel também lembrou da parceria com Zeca e brincou, demonstrando ter intimidade com o lateral. "Zeca foi meu parceiro no Santos. Fomos vice-campeões da Copa do Brasil. Cara que curte musculação, já zoei ele aqui (risos)".

Já Léo Jabá jogou com Léo Matos no PAOK, da Grécia. O lateral direito que já estava no Vasco desde o ano passado, inclusive, foi quem ajudou o atacante na adaptação ao futebol europeu.

"O Léo [Matos] foi muito importante na minha chegada à Grécia. Eu não falava inglês e chegava num país diferente. Me ajudou dentro e fora de campo. Jogamos dois anos e meio pela direita, ele me ajudou muito com assistências e gols. Me fez evoluir profissionalmente e como atleta. Ele foi importante na negociação. Me passou como é o clube e me aconselhou. É uma amizade que vou levar para o resto da vida", disse Léo Jabá em sua apresentação.

Polivalência

Outra característica de destaque é a polivalência dos reforços. Ernando, por exemplo, além de zagueiro, também atua na lateral direita e "quebra um galho" na esquerda se precisar.

"Também jogo na lateral direita. Não sou concorrente do Zequinha (risos), mas também já atuei pela esquerda", revelou o defensor em sua apresentação.

Zeca ficou conhecido no futebol brasileiro justamente por sua polivalência, atuando nas duas laterais, embora jogue com mais frequência na esquerda mesmo sendo destro.

Marquinhos Gabriel, por exemplo, tem experiência em todos os setores do meio de campo. "Já joguei nas três funções do meio de campo, mas passei a jogar centralizado e gosto muito. Depois passei a jogar mais aberto, buscando o jogador melhor posicionado".

Em sua apresentação, Léo Jabá também deixou claro que pode "flutuar" em todos os setores do ataque. "Jogo pelas beiradas, mas também posso jogar pelo meio como falso nove".

Morato foi outro que se colocou a disposição para atuar em qualquer posição do sistema ofensivo do Vasco. "Não gosto muito de comentar as minhas características, mas jogo em qualquer lado ofensivo do campo. Tenho característica de trabalhar por dentro também. Onde o professor Cabo precisar, estou à disposição", declarou em sua apresentação.

Reforços têm bom início

Dos seis reforços do Vasco, três já puderam atuar. Marquinhos Gabriel e Zeca, até o momento, têm tido mais destaques. O meia disputou cinco partidas e fez dois gols, sendo peça importante na articulação das jogadas. O técnico Marcelo Cabo já destacou que ele é seu homem de confiança.

"Ele está feliz no Vasco. É um dos pilares da equipe, tem sido importante para os jovens. Ele recuperou a alegria de jogar futebol. Ele tem demonstrado ser o pilar, seja na bola parada ou no jogo. Está sempre disposto a ajudar. Ele tem retomado o bom futebol. O começo dele é promissor", destacou o treinador.

O lateral Zeca foi o que mais atuou até aqui. Foram seis partidas e um golaço de fora da área no empate em 2 a 2 com o Madureira. Já o zagueiro Ernando fez apenas três jogos, pois sofreu edema na coxa direita no empate em 1 a 1 com o Botafogo e se recuperou recentemente, ficando de fora dos últimos quatro duelos.

O defensor, porém, viajou com a delegação para a partida contra o Tombense (MG), amanhã (7), pela segunda fase da Copa do Brasil, assim como os atacantes Léo Jabá e Morato, que ainda não fizeram suas estreias.

Anunciado no último domingo (4) como novo reforço, o goleiro Vanderlei ainda não foi apresentado oficialmente.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário