Futebol

Relação da torcida com Pedro Raul vive seu primeiro momento conturbado

A relação que começou em clima de lua de mel já parece viver seu primeiro momento conturbado. Mesmo sendo o artilheiro do Vasco e o jogador com mais participações em gol na temporada, Pedro Raul foi um dos principais alvos da torcida na noite desta quinta-feira, após a eliminação para o ABC na Copa do Brasil.

Ao fim da partida, o camisa 9 foi hostilizado por vários torcedores presentes em São Januário, com gritos de "ei, Pedro Raul, vai tomar...". Ele isolou por cima do gol a quinta cobrança na decisão por pênaltis. Como o ABC já havia desperdiçado uma batida, bastava ele converter para classificar o Vasco para a próxima fase.

Levando em conta os amistosos contra River Plate e Inter Miami, na pré-temporada nos Estados Unidos, Pedro Raul levou cinco jogos para fazer seu primeiro gol com a camisa do Vasco. Mas marcou logo duas vezes, na goleada sobre o Resende pela sexta rodada da Taça Guanabara.

Daí em diante, o atacante engatou uma boa sequência de seis gols em seis jogos, um deles no clássico contra o Botafogo. E trouxe a torcida para o seu lado com atuações decisivas e contribuições que vão além de colocar a bola para dentro.

No momento, são sete gols e três assistências em 12 partidas.

Na maioria desses jogos, no entanto, Pedro Raul desperdiçou chances claras de gol. Contra o Botafogo, antes de abrir o placar de cabeça, por exemplo, ele perdeu uma oportunidade cristalina dentro da pequena área no primeiro tempo.

Contra o Trem, pela primeira fase da Copa do Brasil, o atacante teve nove chances de gol, fez apenas um e lamentou bastante em entrevista depois da partida. "Queria ter feito três, quatro", disse. Lances como esses atrapalham seu início pelo Vasco e impedem que ele seja uma unanimidade entre os torcedores.

Contratado por U$ 2 milhões (cerca de R$ 10,5 milhões) à vista, Pedro Raul certamente não pode reclamar de que a bola não chega, pois está entre os atacantes com o maior número de finalizações neste início de temporada - embora na eliminação para o ABC, de fato, tenha sido pouco acionado.

Ao todo, são 47 finalizações de Pedro Raul, com metade delas (24) na direção do gol.

Pênaltis perdidos e apoio de Barbieri

E ainda há a questão dos pênaltis. Apesar do histórico positivo na carreira (ele só havia desperdiçado uma cobrança em nove realizadas até então), Pedro Raul não conseguiu repetir o desempenho no Vasco e desperdiçou todos os três pênaltis que bateu.

Dois deles tiveram influência direta no placar: um na derrota por 2 a 1 para o Volta Redonda, na Taça Guanabara; e um na decisão contra o ABC, nesta quinta-feira. O outro foi no primeiro clássico contra o Flamengo, vencido pelo Vasco por 1 a 0.

Nesta quinta, em coletiva após a eliminação em São Januário, Maurício Barbieri saiu em defesa do camisa 9 e explicou a escolha em colocá-lo para bater a última cobrança da série.

- Sempre treinamos as penalidades em véspera de jogo e avaliamos quem bate melhor. Até por isso colocamos outros jogadores na frente. Se o Pedro não fosse o quinto, talvez pela hierarquia, colocaríamos o Léo. Não gosto de pensar se deveria ter sido esse ou aquele, porque avaliaria pelo que aconteceu (...) a gente conversou e ele falou que bateria o quinto sem problemas.

Barbieri também reforçou a importância de Pedro Raul para a equipe.

- Não posso desvincular o rendimento do Pedro Raul do rendimento da equipe. Não seria justo da minha parte. O time todo oscilou, e é natural que o Pedro oscile (...) O Pedro é um camisa 9, acostumado a fazer gol. Fizemos um levantamento do aproveitamento não só de pênaltis, mas de quem bateu em decisões e acertou - disse o treinador.

- O Pedro é um desses. Infelizmente ele perdeu. É um momento difícil para nós e para ele. Ele é um jogador muito importante para gente. É o momento de nos fortalecermos e dar força para ele - completou Barbieri.

Em levantamento feito pelo ge antes de marcar seu sétimo gol no ano e distribuir a terceira assistência, Pedro Raul já era o atacante do Vasco com melhor início de temporada em 11 anos.

O Vasco volta a campo contra o Flamengo no domingo (19), às 18h, no Maracanã, pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca. O Rubro-Negro venceu a última partida por 3 a 2. Para avançar à final, o Vasco precisa de uma vitória simples, por ter feito a melhor campanha na Taça Guanabara.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário