Torcida

Relato de um Torcedor: "O maior prejudicado é o torcedor"

Parece que o Vasco trabalha por escala. Joga jogo sim, com garra, jogo não, sem ela, e como isso faz diferença. Se colocarmos no papel e compararmos jogador a jogador de Vasco x Inter, é óbvio que o Internacional venceria, mas sabemos que nem sempre no futebol quem vence é o melhor.

Era isso que me fazia ter o mínimo, menor que fosse de esperança em que o Vasco poderia voltar do Rio Grande do Sul com ao menos um pontinho na bagagem. Ilusão.

O Vasco não via a cor da bola, o Vasco não mostrava reação, não mostrava garra. O time já é fraco tecnicamente, agora eu não admito que eles não joguem pelo que vale essa camisa.

Salário está atrasado? A diretoria do Vasco promete mais do que pode? Sim, concordo plenamente, e estou tão insatisfeito quanto os jogadores. Mas será que eles acham que jogando desse jeito atingirão a diretoria? Esquecem que o futebol é movido pela paixão, acima de qualquer coisa, inclusive o dinheiro, e o maior prejudicado disso tudo é o torcedor, que reserva sua tarde de domingo para acompanhar o time que não joga há mais de um mês e vê um jogo sem-vergonha desses.

Fico bastante entristecido com isso, não vou falar de jogadores, de técnico ou diretoria dessa vez, é mais um desabafo mesmo, a falta de honra que eu vejo da maioria desse pessoal.

Eu que tenho um trabalho específico com os esportes amadores do Vasco (basquete, futsal, vôlei, etc) me emociono fácil ao ver um jogador, um treinador fazendo valer a tradição do Club de Regatas Vasco da Gama. Esses sim, não nadam em rios de dinheiro, estão com salários atrasados, esses esportes recebem ajuda ZERO do clube e mesmo assim eles lutam por um Vasco forte, ao menos um Vasco honrado. Então por que jogadores experientes, que se dizem maduros não podem fazer o mesmo no futebol? Será que crianças de 11, 12 anos tem mais maturidade do que eles? Pelo que eu vejo, não duvido nada.

Temos dois clássicos pela frente, podemos até ganhar, óbvio, mas não quero só uma vitória, eu quero uma vitória com garra, com luta, eu quero ver o Vasco da Gama entrar em campo, porque hoje eu não vi.

Torcedores brasilienses e da região, não deixem de comparecer no Mané Garrincha, se a situação está ruim, imagine sem o apoio da torcida? Durante os 90 minutos o VASCO precisa de VOCÊS. Depois se as coisas não derem certo, sim, critiquem, xinguem, culpem quem tem que ser culpado, mas a omissão do torcedor na arquibancada é pior do que a falta de luta dos jogadores no campo.

O Vasco não vai cair, e isso depende um porcentual de nós, os torcedores!

Abraços aos irmãos Cruz-Maltinos,
Saudações Vascaínas!

Raphael Caminha,
Torcedor de arquibancada do Club de Regatas Vasco da Gama

Fonte: -
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134