Futebol

Relembre a carreira de Renato Gaúcho como treinador

No mês em que completará um ano à frente do comando da equipe do Vasco (o aniversário será no dia 20), o técnico Renato Gaúcho recebeu elogios do presidente Eurico Miranda, que está \"absolutamente satisfeito\" com o seu trabalho.

O mandatário vascaíno considerou que a experiência de Renato no Vasco solidificou a sua carreira como um técnico de futebol. \"Tenho meios de avaliar se ele tem essas condições e digo que hoje ele é um treinador formado\", disse Eurico Miranda.

Oficialmente, a trajetória de Renato Gaúcho como treinador começou em 2001, no Madureira. Antes disso, havia acumulado as funções de jogador e técnico no Fluminense, em uma situação emergencial vivida em 1996.

Nos anos de 2002 e 2003, esteve mais uma vez nas Laranjeiras. Em 2003, perdeu a final do Estadual para o Vasco e, no Brasileiro, chegou a ser demitido (para entrada de Joel Santana). Mas na mesma competição foi chamado de volta para livrar o Fluminense do rebaixamento.

A fama de um técnico que se limitava a ser apenas motivador cresceu, mas Renato Gaúcho sempre rejeitou esse rótulo. No Vasco desde julho do ano passado, provou o seu valor levando a equipe à final da Copa do Brasil, título que o Gigante da Colina tem como obsessão.

\"Eu estou começando a carreira agora e já estou numa final de Copa do Brasil. Sem dúvida é o meu maior momento e vou fazer de tudo para conquistarmos esse título, que também será inédito para o Vasco\", disse Renato, em entrevista à Rádio Brasil.

Em São Januário, Renato Gaúcho comandou o Vasco em 62 partidas. Venceu 26, empatou 20 e perdeu 16, resultados que representam um aproveitamento de 42% dos pontos disputados. Apesar do fiasco no Estadual deste ano, em que o time cruzmaltino terminou em nono lugar, as esperanças de Renato estão depositadas nos jogos dos dias 19 e 26 de julho, contra o Flamengo.

Fonte: Pelé.Net
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21