Futebol

Relembre como foram os duelos entre Dinamite x Pelé no Vasco x Santos

Vasco e Santos tem dois dos maiores ídolos da história do futebol que se foram recentemente: Roberto Dinamite e Pelé. Neste domingo, às 16h, pelo Brasileirão, ambos se enfrentam pela primeira vez após a morte de ambos. O ge relembrou as três vezes em que ambos se enfrentaram.

Brasileiro de 1971 - Santos 4 x 0 Vasco (09/12/1971)

O primeiro confronto entre Pelé e Roberto Dinamite foi pelo Brasileiro de 1971. Aos 31 anos, o Rei do Futebol já era um dos melhores de todos os tempos, além de já ser tricampeão mundial com o Brasil. Enquanto Pelé entrava como titular para a partida, Roberto iniciava sua jornada no futebol e, aos 17 anos, ficou no banco de reservas.

Em confronto no Pacaembu, o Santos saiu na frente com dois gols de Edu e ambos com jogada e assistência de Pelé. O terceiro foi marcado por Jáder, depois de driblar o goleiro Andrada. Leo Oliveira marcou o último da goleada por 4 a 0, que foi a única vitória do Peixe do Rei diante do Vasco de Roberto Dinamite, que só foi a campo no segundo tempo.

Brasileiro de 1973 - Vasco 1 x 1 Santos (14/10/1973)

Depois do confronto em São Paulo, as outras duas oportunidades em que se enfrentaram foram no Maracanã. Um palco do tamanho do futebol e da idolatria dos torcedores pelos dois craques. Dinamite abriu o placar depois de um belo voleio ainda no primeiro tempo. Quando a partida caminhava para uma vitória carioca, Euzébio empatou no último minuto e evitou a derrota santista.

Em 2021, em uma edição do GiganteCast, podcast oficial do Vasco, Dinamite relembrou esse jogo e comentou do primeiro contato com o Rei.

– Lembro de estar jogando contra o Santos de Pelé, eu fiz um gol, o Paulo César Curuca meteu a bola da direita e eu peguei de voleio. Foi um golaço. Lembro que passei pelo Pelé e ele virou para mim e disse: “Parabéns, garoto! Belo gol”. Ouvir isso do Pelé é brincadeira, né? Quer dizer, coisa séria. Eu gravei: “Pô, o Pelé disse isso para mim”. São essas coisas que marcam a vida da gente e acho que aquilo foi o início de tudo - comentou Dinamite.

Brasileiro de 1974 - Vasco 2 x 1 Santos (21/07/1974)

Os 97.676 torcedores que foram ao Maracanã no dia 21 de julho de 1974 tiveram a alegria de ver a última partida entre Roberto Dinamite e Pelé. Ambos viram Luís Carlos marcar o primeiro do Vasco, de peito.

Depois, os craques tomaram os holofotes da partida. Quando o árbitro assinalou falta próximo a risca da grande área do Vasco, Pelé ajeitou com carinho e chutou direto no ângulo, empatando. No fim, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Dinamite que marcou o gol da vitória vascaína.

Assim como naquela partida, Dinamite levou a melhor no final do ano. Além da vitória por 2 a 1 e a vantagem no retrospecto pessoal contra o maior de todos os tempos, Roberto foi fundamental na campanha do primeiro, dos quatro títulos Brasileiros do Vasco (1974, 1989, 1997 e 2000).

Vasco e Santos se enfrentam, pela primeira vez após a partida dos seus maiores ídolos, no próximo domingo, às 16h, em São Januário pela 6 ª rodada do Brasileirão.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir