Clube

Relembre os craques inesquecíveis que passaram por São Januário

Quem viu de perto os grandes clássicos do final da década de 20, até os dias de hoje, é um privilegiado. Foram centenas de craques maravilhosos que exibiram um futebol refinado no tapete vascaíno.

Na época em que São Januário era o maior templo do futebol brasileiro, passaram por lá iluminados do futebol. Quem não se lembra de Ademir Menezes com seu faro irresistível para o gol? Ou de Danilo Alvin e Ely do Amparo, integrantes do inesquecível “Expresso da Vitória”, que destruíram sem piedade as defesas adversárias?

Os vascaínos não esquecem dos cruzamentos perfeitos do ponta-esquerda Orlando. E muito menos dos “Três Patetas”. Lelé, Isaías e Jair da Rosa Pinto conheciam como poucos o caminho do gol.

Os grandes duelos de São Januário, nos anos 40, fazem parte de outro belo capítulo. Passaram por ali Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, que inventou a bicicleta. O incrível lateral-direito Rubro-Negro Biguá. Os talentosos botafoguenses Zezé Procópio e Carvalho Leite. Os tricolores Batatais, Romeu, o atacante Maneco, da América, e Ladislau do Bangu. Foram tantos que daria para formar inúmeras seleções.

Na época moderna, o Vasco teve o artilheiro Roberto Dinamite, um dos grandes ídolos do clube. Outro craque que deixou saudade foi Juninho Pernambucano, apelidado carinhosamente como o “Reizinho de São Januário”. Além, é claro, do craque Romário, que despontou para o futebol com a camisa vascaína e que quer terminar a sua saga no futebol marcando o milésimo gol com a 11 cruzmaltina.

Todos os momentos de pura magia e arte, proporcionados por estas estrelas do futebol, estão de alguma forma eternizados no octogenário estádio vascaíno. Os apaixonados pelo futebol- arte agradecem.

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário