Remador vascaíno é esperança no Pan: Gibran é o cara

23/01/2007 às 06h31 - OUTROS ESPORTES

O Brasil conta com as remadas seguras do vascaíno Gibran Vieira para fazer bonito no Pan-Americano de 2007. Ele vem sendo um dos destaques da concentração da Seleção Brasileira, em Porto Alegre, e está na luta para participar de três barcos: o four-skiff, dois-sem e quatro-sem peso aberto. A definição sairá no domingo e os escolhidos vão disputar competições na Europa.

“Os treinos estão bem fortes e a expectativa de todos é para a definição dos barcos. Todo mundo trabalhando forte para fazer uma boa campanha no Pan-Americano. O objetivo do Brasil é chegar com barcos fortes para tentar conquistar muitas medalhas”, disse Gibran Vieira.

Além de Gibran, mais três remadores são os grandes destaques: Alan, Anderson Nocetti (Macarrão) e o fenômeno Marcelus Marcillis, o Kabeça. Esses quatro e mais os peso-leves Sobral, Thiago, entre outros, poderiam formar um oito com peso aberto bem competitivo. Mas, por enquanto, o Brasil estaria fora da prova mais nobre do remo.

“Por enquanto, não se está treinando o oito. A idéia é não correr e assim não sacrificar os barcos com chances de medalha. Mas tudo se definirá em junho e pode ser que até lá se forme o oito”, comentou Gibran.

No Rio de Janeiro, o timoneiro Alexandre Monteiro, o Xoxô, já começou a perder peso e não admite ficar fora do seu quarto Pan-Americano. “Não tem cabimento o Brasil ficar fora do oito. É uma prova tradicional e o nosso barco tem muitas chances de medalha.

Além disso, ficaria feio não competir num Pan em pleno Rio de Janeiro. Imagine o Estádio cheio, a torcida esperando a prova nobre, sem qualquer embarcação do Brasil? Eu acho que até lá vão mudar de idéia”, disse Xoxô, que espera que os treinos se iniciem logo:
“Um barco como oito exige treinamento. Não tem como se armar em cima da hora. Em Santo Domingo-2003, ficamos em quarto a um segundo de Cuba. É um barco que pode até brigar pelo ouro.”

Foto:
http://jsports.uol.com.br/portal/processa.php?modulo=montasecao&secao=8&materia=24189

Fonte: Jornal dos Sports