Ariel Suárez e Cristian Rosso, remadores argentinos que no Brasil são federados no Club de Regatas Vasco da Gama e disputam competições oficiais pelo clube, vão disputar, na madrugada de sábado para domingo, no horário de Brasília, a partir das 3:03h, a final A do double skiff no Campeonato Mundial de remo, que está sendo disputado na cidade de Chungju, na Coreia do Sul (às 15:03h do domingo no horário local). Eles se classificaram à final com o terceiro melhor tempo da semifinal.
Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.
Na sexta-feira passada, foram disputas as semifinais, e os argentinos estiveram na primeira das duas baterias, na qual fizeram o terceiro melhor tempo: 6:29.49. Chama a atenção o fato de que os melhores tempos estiveram na primeira bateria, tanto que o vencedor da segunda, o barco lituano, anotou 6:30.42. Os três melhores tempos da primeira bateria foram os três melhores tempos no geral, mas, independentemente disto, de qualquer maneira os três primeiros de cada semifinal avançam à final A. O melhor tempo das semifinais foi da guarnição norueguesa: 6:24.22, cerca de três segundos à frente do segundo colocado (os alemães marcaram 6:27.19) e praticamente seis à frente dos argentinos vascaínos. Com tempos mais altos, na segunda semifinal passaram à final A os barcos lituano, neozelandês e italiano (6:30.42, 6:33.39 e 6:33.86, respectivamente). Nas eliminatórias, Ariel e Cristian marcaram 6:14.72 (não o suficiente para passar direto às semifinais) e, na repescagem, 6:25.45. Ou seja, vêm piorando o tempo.
Confira o alinhamento da final A:
Raia 1: Argentina (Cristian Rosso e Ariel Suárez)
Raia 2: Nova Zelândia (Michael Arms e Robert Manson)
Raia 3: Noruega (Nils Jakob Hoff e Kjetil Borch)
Raia 4: Lituânia (Rolandas Mascinskas e Saulius Ritter)
Raia 5: Alemanha (Eric Knittel e Stephan Krueger)
Raia 6: Itália (Francesco Fossi e Romano Battisti)
Esta é a principal competição, além das três etapas da Copa do Mundo (também importantes, mas de menor porte) desde os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, onde os argentinos ficaram na quarta colocação. Da final olímpica, apenas os argentinos, os lituanos e o italiano Romano Battisti (ao lado de outro compatriota) também estão na final do Mundial.
Disputarão a final B as gurnições estaduninense, dinamarquesa, britânica, cubana, sérvia e australiana.
O Club de Regatas Vasco da Gama não tem atletas da Seleção Brasileira, que é dominada por remadores de Flamengo e Botafogo. É de suma importância ressaltar que Ariel sofreu uma gravíssima infecção via bactéria, que se alojou perto do osso esterno (próximo ao pulmão). A lesão o retirou por praticamente três meses dos treinamentos, e ele só retornou aos treinamentos em junho, não a tempo de participar da 2ª etapa da Copa, na Grã-Bretanha. Ele também ficou de fora do Campeonato Sul-Americano, que foi disputado no dia 28 de abril, no Rio de Janeiro. A dupla só voltou a competir junta na 3ª etapa, que foi disputada na Suíça de 12 a 14 de julho. Lá, apesar de todos os problemas oriundos do longo tempo de inatividade de Ariel, que faz uma grande diferença, eles ganharam a final B, ficando ao final na sétima colocação no geral. Ou seja, a dupla ainda está lutando para retomar o ritmo demandado para competir de igual para igual com os melhores remadores do mundo, o que requere muito tempo. Desta maneira, pode-se considerar um resultado muito bom essa vaga na final do Campeonato Mundial já pouco tempo depois do retorno de Ariel.
Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.
E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.