Outros Esportes

Remo: Dupla argentina do Vasco está fora da 2ª regata do Estadual

Era a prova deles... A dupla argentina formada por Osvaldo Suárez Juan Ariel e Cristian Alberto Rosso, que são atletas do Club de Regatas Vasco da Gama, bateu na trave para conquista uma medalha olímpica no double skiff, ficando na quarta colocação em Londres 2012. E essa é exatamente uma das provas da 2ª regata do Campeonato Estadual de remo do Rio de Janeiro, a ser disputada a partir das 9h deste domingo (18/05), no Estádio de Remo da Lagoa, na zona sul da capital fluminense. Ou seja, vitória certa na estimativa de todos do Departamento de Remo do Gigante da Colina. Mas um grave problema de saúde de Ariel impossibilitou que ele pudesse disputar essa regata: um infecção bacteriana por via aérea próximo ao osso esterno, que se localiza perto do pulmão. Pior do que isso: o problema impediu que ele disputasse o Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado no final de abril no Rio de Janeiro, na mesma raia em que são realizadas as provas do Estadual. Essa infecção ocorreu ainda no mês de março, tanto que ele disputou a 1ª regata do Estadual, no dia 24 de março, longe de estar na plenitude de suas condições e com muitas dores.

Entretanto, para alívio dos fãs de remo, dos público argentino e também dos vascaínos, sobretudo porque se trata de um dos maiores remadores do continente e do mundo, o pior já passou. Ele, que ficou um mês internado e chegou a correr o risco de uma cirurgia para raspagem do esterno, já encontra-se em casa e, inclusive, já faz alguns exercícios. Com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco, o treinador do remo do Vasco da Gama, Marcelo Neves, explicou a infecção, relatou os fatos do dia da 1ª regata, informou os riscos que a grave lesão acarretou ao remador e, por fim, também deu uma boa notícia: o tratamento surgiu efeito.

- O Ariel me mandou um e-mail, informou que já saiu do hospital. Ele teve uma infecção causada por uma bactéria que se alojou na região do esterno. Essa infecção foi anterior à regata passada, que ele disputou pelo Vasco, mas já chegou aqui com alguma sequela, algum problema causado por essa situação. Tanto é que logo após a regata eu fui com ele para a clínica São José, e fiquei até o final do domingo com ele lá. Até aquele momento nós estávamos desconfiando de algum problema no músculo esquelético, na região da coluna cervical torácica. A dor dele era muito grande, não conseguia respirar direito. Anterior a essa regata, na semana em que ele teve alguns treinamentos, ele já estava com algumas dificuldades em relação a essas dores. Mas competiu mesmo com dor. No próprio domingo da regata, depois que a gente saiu da clínica, ele ainda dormiu aqui no clube. Na segunda de manhã foi para a Argentina. Quando chegou a Buenos Aires, foi internado direto. Ele ficou quase um mês internado, e teve até o risco de fazer uma cirurgia para abrir a região torácica para fazer a raspagem do esterno. Felizmente não foi necessário, o trabalho com os antibióticos surtiu efeito. Nesse último e-mail ele colocou que já está em casa, já voltou a se movimentar, fazer algum tipo de treinamento. Mas, tanto no Sul-Americano quanto para essa segunda regata, a condição dele atual é inviável para a competição. Ele não tem ainda essa condição. Acredito que para a próxima regata, que será em junho, ele já deva ter essa condição. Vamos aguardar que isso aconteça.

Como consequência disto, o Vasco desistiu da prova Double Skiff Aberto, que é a oitava prova da regata, a partir das 10:40h. Marcelo explicou que, além dos dois multicampeões (dois dos maiores remadores em atividade no Brasil, senão os maiores), o Vasco não tem nenhum outro atleta da categoria principal, o sênior A (categoria aberta). Desta forma, em vez de colocar Cristian Rosso para remar ao lado de um atleta de uma categoria inferior, o que comprometeria peremptoriamente as chances de vitória, o Departamento de Remo optou por não trazer Cristian para disputar a prova. Marcelo comentou acerca deste fato:

- Em função dessa decisão, como não temos mais nenhum outro atleta da categoria sênior A, nós achamos melhor, até mesmo por economia, não trazer o Cristian Rosso. Foi uma decisão conjunta da comissão técnica com a diretoria do departamento. A gente está torcendo muito pela melhora, é um grande atleta. O pior já passou, com certeza – finalizou Neves, com exclusividade ao Blog CRVG – Em Todos os Esportes/SuperVasco.

Por João Luiz Mota

Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.

E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui

Fonte: -
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Grêmio Grêmio 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,33%)
Empates 19 (30,16%)
Derrotas 23 (36,51%)
Total 63
Gols
Marcados 86 (51,50%)
Sofrido 81 (48,50%)
Total 167
Saldo 5
Cartões
Amarelos 136 (94,44%)
Vermelhos 8 (5,56%)
Total 144