Outros Esportes

Remo: Focando no Aspirante, Vasco disputa a 4ª regata do Estadual

Será realizada na manhã deste domingo (25/08) a quarta regata do Campeonato Estadual de remo de 2013, a partir das 9h, no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A entrada é franca. Como na mesma data começará o Campeonato Mundial da modalidade (categoria aberta), na Coreia do Sul, não haverá provas da categoria Aberta, sendo disputadas apenas provas das categorias de base e a prova Master. Botafogo e Flamengo possuem atletas servindo à Seleção Brasileira na competição, e o Vasco possui os argentinos Cristian Rosso e Ariel Suárez, que disputarão na Ásia o double skiff, prova na qual ficaram com a quarta colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Para o Vasco da Gama,  que obteve seu melhor desempenho no ano até aqui na terceira regata (obtendo 55 pontos, contra 79 do Flamento e 77 do Botafogo), quando, apesar de pontuação menor, obteve o mesmo número de vitórias de Flamengo e Botafogo (cada um venceu quatro das doze provas), a regata será extremamente importante para a categoria Aspirante. O Gigante da Colina lidera essa categoria após três regatas disputadas, brigando diretamente com o Botafogo pelo título (30 pontos a 28). O Vasco também lidera o Júnior B, que não tem provas nesta regata (24 pontos, contra 18 do Botafogo). O 4 com e o double skiff prometem ser decisivos para o Campeonato de aspirantes. O Vasco focou nas últimas semanas o trabalho para essas provas, como conta, com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes, o treinador do remo vascaíno, Marcelo Neves:

- É uma regata em que a gente novamente vai participar somente das categorias de baixo. Volto a falar que o objetivo é lutar pelo título em duas categorias, a Aspirantes e a Júnior B. Nessa regata não tem provas de Júnior B, mas tem duas provas de Aspirantes, decisivas. Estamos concentrando todos os esforços nessas duas provas - enfatizou Marcelo.

Das doze provas programas para a regata, o Vasco tem presença certa em seis delas, e decide ainda neste sábado, conforme a comissão técnica avaliar durante os treinamentos, se participará do 2 sem de Júnior A. Nas outras quatro provas que está confirmado(que serão detalhadas mais abaixo), o Vasco também vai com boas chances de pelo menos alcançar pódio, podendo até alcançar vitórias. Embora esteja inscrito no Double Skiff - Júnior B Feminino, o Vasco declinou da participação. E por um motivo nada agradável, que pode ser emblema dos problemas de estrutura vividos pelo remo vascaíno. Marcelo Neves explica a desagradável situação:

- Estamos inscritos também no double júnior B feminino, onde temos o problema sério de elas terem que usar o mesmo barco que o aspirantes. A gente não tem mais cascos para isso, é uma prova de 2 sem (o Júnior A masculino) e três provas de double skiff, e só temos dois cascos para utilizar nessas provas. Então vamos abrir essa prova - lamentou Marcelo.

No single skiff Júnior A feminino, embora tenha atletas da categoria, a comissão técnica avaliou que elas não estão condições para participar da prova. O Vasco não tem atletas suficientes para participar das seguintes provas: single skiff peso leve sub-23 feminino, four skiff sub-23 feminino, e o 2 com sub-23.

Sobre o 2 sem de Júnior A, prova na qual a comissão técnica avaliará se participará da prova durante este sábado, o treinador ressalta que os garotos inscritos para a prova também participarão do 4 com de aspirantes, logo estariam "dobrados":

- O 2 sem júnior A serão dois garotos dobrados, o Jefferson e o Brenner, que vão remar também o 4 com de aspirantes. A gente não treinou esse barco, será uma decisão de se participamos ou não.

O infantil e o master não contam pontos para o Campeonato, apenas para a regata e para o Campeonato da categoria. O Master é sempre uma tradição no remo, ainda mais na prova que ocorrerá nesta regata: o nobre oito com. O Vasco vai com dois barcos para a prova, e disputará com o Flamengo a vitória muito provavelmente. No Campeonato de Master, o Vasco também lidera, estando dois pontos à frente do Rubro-Negro (o Vasco venceu o double skiff na primeira regata, ficou em terceiro no double skiff feminino na segunda e venceu o four skiff na terceira): 24 a 22. Marcelo Neves comenta essa prova, e lamenta um desfalque importante que o Vasco terá: Marcos Pandolfo, que, ao lado de Oswaldo Kuster Neto, o Vaval, venceu o double na primeira regata.

- Temos também a prova de Master, o oito, é uma prova bem complicada. Vamos com um pequeno desfalque, o Marcos Pandolfo, que está viajando e não vai poder estar conosco, mas, mesmo assim, conseguimos fazer um oito forte. A disputa com o Flamengo nessa categoria, estamos disputando também o Campeonato na categoria de Masters, prova a prova com o Flamengo. Estamos dois pontos na frente.

Sobre o infantil (na qual o Vasco também está na briga, estando no Campeonato quatro pontos atrás do Flamengo: 19 s 23), Marcelo ressalta que a categoria é sempre uma incógnita, em virtude da idade dos atletas (13 e 14 anos):

- O infantil é sempre incógnita. Na hora que você vai ver o resultado. São provas muito curtas, garotos muito novos que erram com muita facilidade. Eu não me atrevo a te dar uma previsão. Nosso garoto está bem, está trabalhando bem, vamos ver o que ele será capaz de fazer.

Outra prova para a qual o Vasco vai com boas chances é o single skiff de júnior A, prova na qual Marcelo avalia que o principal rival do Vasco será o Botafogo. O Vasco está com dois atletas inscritos para a prova, mas, como no total há dez barcos inscritos, haverá eliminatória neste sábado para definir os seis barcos que participarão da prova. O single skiff infantil e o double skiff de aspirantes também excederam o limite de raias numa prova - seis -, e, caso o número de desistências não faça chegar ao número máximo, também serão disputadas eliminatórias neste sábado.

O Vasco também vai com boas chances no double skiff sub-23, para o qual vai com dois barcos. O Vasco venceu com autoridade o single skiff da categoria na regata passada, com Marcos Ibiapina. Ele e Felipe Damazio comporão o barco vascaíno que possui reais chances de vitória. Marcelo comenta a recuperação que Lucas Kreitlow vem tendo após uma grave cirurgia na clavícula que terão que fazer. Lucas Kreitlow e Lucas Tedesco também em princípio irão para a prova, como o barco B do Vasco. Marcelo explica as suas expectativas para essa prova:

- Vai ser o Felipe que acompanhará o Marcos, é um atleta nosso que teve um início sensacional há três anos atrás, foi campeão brasileiro de Novos Talentos pelo Vasco, e logo depois do Brasileiro, no final daquele ano, ele cismou que queria ser jogador de futebol, e foi tentar a vida no futebol. Não conseguiu, e está de volta desde o início do ano. E conseguiu a vaga dentro desse double, no momento se encontra numa condição melhor do que o Lucas Kreitlow, que teve este ano um pouco prejudicado em função da cirurgia que ele fez. Já está completamente recuperado, mas perdeu muito tempo de treinamento. Não é mole recuperar esse treinamento. O Felipe conseguiu apresentar um melhor resultado do que ele no momento e por isso vai para a prova com o Marcos.

Marcelo ainda explica que o Vasco poderia dobrar alguns desses atletas que participarão do double skiff sub-23 para o Vasco disputar o 2 com, mas que o Vasco optou por não fazê-lo:

- Não vamos para o 2 com sub-23, poderíamos até ter a opção de dobrar, mas não vamos fazê-lo porque não estamos disputando a categoria, preferimos concentrar numa prova só todos os esforços, que será o double de sub-23 - finalizou Marcelo, com exclusividade ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes.

A quarta regata será importante na briga pelo título, com o Botafogo podendo ratificar ainda mais sua vantagem, que já é grande sobre o Flamengo, que surpreendeu e conquistou a terceira regata após o Alvinegro faturar as duas primeiras.

Classificação completa do Campeonato Estadual de Remo de 2013 após três regatas disputadas:

1) Botafogo F.R., 245 pts
2) C.R. Flamengo, 206 pts
3) C.R. Vasco da Gama, 89 pts
4) Escola Naval, 25 pts
5) Rema Campos, 13 pts
6) C.R. Piraquê, 9 pts
7) C.R. Loureiro, 7 pts
8) C.R. Guanabara, 4 pts

Confira as provas da 4ª regata e os barcos vascaínos:

Prova:  1 – 9:00  – 4 Com – Aspirante – 2.000m

Barco vascaíno:

Matheus Freitas De Souza
Paulo Sillas Marques Aguiar
Matheus Cardoso Da Silva Paulino
Brenner Chagas De Mello
Bruno Henrique Ferreira De França

Prova:  2 – 9:15  – Single Skiff – Junior – A – 2.000m

Barco vascaíno A:

Jefferson Luiz Meira Dos Santos

Barco vascaíno B:

Alan Henrique Meira Dos Santos

Prova:  3 – 9:30  – Double Skiff – S23 – 2.000m

Barco vascaíno A:

Felipe Damazio Fernandes Franco
Marcos Eduardo Ibiapina Lopes

Barco vascaíno B:

Lucas Tedesco da Rosa
Lucas Kreitlow

Prova:  4 – 9:45  – Single Skiff – Peso Leve  S23 / Feminino – 2.000m

Sem participação do Vasco

Prova:  5 – 10:00 –  Double Skiff – Junior – B / Feminino – 2.000m

Sem participação do Vasco

Prova:  6 – 10:15 – Four Skiff – S23 / Feminino – 2.000m

Sem participação do Vasco

Prova:  7 – 10:30 – Single Skiff – Infantil – 500m

Barco vascaíno A:

Thiago Ramos Sassela Tripodi

Barco vascaíno B:

João Gabriel Heizer

Prova:  8 – 10:40 – Double Skiff – Aspirante – 2.000m

Barco vascaíno A:

Vinicius da Silva Marques
Igor Nunes Cunha

Barco vascaíno B:

Thiago Francisco da Silva
Alan Henrique Meira dos Santos

Prova:  9 – 10:55 – 2 Com – S23 – 2.000m

Sem participação do Vasco

Prova: 10 – 11:10 – Single Skiff – Junior – A / Feminino – 2.000m

Sem participação do Vasco

Prova: 11 – 11:25 – 2 Sem – Junior – A – 2.000m

Caso a participação vascaína seja confirmado, o barco será:

Jefferson Luiz Meira dos Santos
Brenner Chagas de Mello

Prova: 12 – 11:40 – 8 Com – Masters – C – 1.000m

Barco vascaíno A:

Oswaldo Kuster Neto
Benilton Alves Barbosa
Paulo Roberto de Carvalho
Carlos Henrique Siqueira Martins
Paschoal Luiz Salgado Chrispim
Marcos Fernando da Costa Almeida
Carlos Alberto de Carvalho Rosa Neto
Cleyton Wiggers Werncke
Bruno Henrique Ferreira de França

Barco vascaíno B:

Mario Stratievsky
Alvaro Ribeiro de Souza
Marcos Alves Arantes
Roberto Santinoni
Jorge Sahione Neto
Sancler Barbosa da Silva
Eduardo Starling do Rêgo Monteiro
Pierre Decker
Alisson Hermann Pereira

Por João Luiz Mota (jlmc1993@gmail.com)

Não deixe de curtir a FanPage oficial da CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco clicando aqui.

E acompanhe nosso blog, matérias, entrevistas e reportagens exclusivas sobre os esportes amadores, olímpicos e paralímpicos do Vasco clicando aqui.

Fonte: CRVG - Em Todos os Esportes
  • Quarta-feira, 19/11/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Grêmio Grêmio 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
  • Domingo, 23/11/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sexta-feira, 28/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (33,33%)
Empates 19 (30,16%)
Derrotas 23 (36,51%)
Total 63
Gols
Marcados 86 (51,50%)
Sofrido 81 (48,50%)
Total 167
Saldo 5
Cartões
Amarelos 136 (94,44%)
Vermelhos 8 (5,56%)
Total 144