Outros Esportes

Remo: Vascaínos terminam Copa do Mundo entre os 20 primeiros

O remo brasileiro conquistou sua primeira medalha de ouro em Copas do Mundo neste sábado (18/6/2011), com a vitória de Fabiana Beltrame no skiff peso leve.

Fabiana (com 7:42s57) superou as representantes da Alemanha 2 (7:46,95), Suécia (7:48,25) , Alemanha 1 (7:53,99), Argélia (7:55,74) e Suíça ( 8:06,24).
Na véspera, a brasileira já tinha vencido na eliminatória, com 7:46,85.

Fabiana estava treinando na Alemanha desde o dia 21 de maio, tendo participado da 1ª etapa da Copa do Mundo, em Munique (27 a 29/5), quando se classificou em 4º lugar. Em 30 de maio, transferiu-se para Hamburgo, para preparar-se para a 2ª etapa da Copa, disputada neste fim de semana.

Após a vitória, Fabiana declarou à FISA: “Nem acredito que venci aqui (na Alemanha). Não tenho palavras para descrever minha felicidade. Este é o primeiro ouro para o Brasil, na história da Copa do Mundo, e a primeira vez que minha filha Alice veio comigo. Quero agradecer ao Presidente da Confederação Brasileira de Remo por permitir que meu marido e Alice viessem comigo. Eles me deram muita força.”

Fabiana foi muito aplaudida quando subiu ao centro do pódio com sua filha.

Segundo o site da FISA,”a Alemanha viu uma radiante Fabiana Beltrame vencer o ouro para seu país, e o primeiro ouro para si mesma, no skiff peso leve (...) Fabiana sacudiu o status quo. Beltrame largou (na partida) como pretendia chegar: liderando. Ela havia terminado em quarto lugar na 1ª Copa do Mundo, no mês passado, e isso lhe deu o gostinho do que queria conseguir. Hoje, ela ganhou sua primeira medalha de Copa do Mundo e o fez vencendo o ouro (...)A única sculler a tentar “encostar” em Beltrame foi a alemã Lena Mueller. Ela deu seu máximo, mas não conseguiu diminuir a vantagem que Beltrame tinha imposto.”

Na realidade, esta é a segunda medalha ganha por Fabiana em Copas do Mundo. No ano passado ela conseguiu o bronze, na 3ª etapa da Copa, disputada em Lucerne, Suíça.

Para evitar qualquer risco de intranqüilidade para a atleta, cotada para conquistar uma medalha na Copa do Mundo, e considerando que ela ficaria treinando e competindo na Alemanha por 30 dias, a CBR, apoiada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, providenciou para que seu marido e filha pudessem acompanhá-la.

“Foi o investimento mais rentável já feito no remo brasileiro”, afirmou o presidente da CBR, Wilson Reeberg. “Pela primeira vez, o Brasil subiu ao centro do pódio numa competição de remo de nível mundial. Temos certeza que o exemplo da Fabiana vai inspirar outros atletas.”

Fabiana é atleta do C.R. do Flamengo e apoiada pela CBR através do projeto Esporte & Cidadania, da Petrobras, que destina verbas para viagens internacionais, hospedagem, alimentação, bolsa de estudos, plano de saúde e odontológico, seguro de vida e acidentes, e vale transporte.

JUNIORES TROUXERAM NOVE OUROS
Há duas semanas, a seleção brasileira de juniores regressou ao Brasil com nove medalhas de ouro, conquistadas em duas regatas internacionais (Munique e Hamburgo) promovidas pela Federação Alemã de Remo. Os juniores passaram 40 dias treinando na Alemanha.

Esse estágio prolongado no exterior serviu para revelar um grupo de seis atletas que, apesar de sua juventude, demonstrou qualidade técnica e resistência psicológica, e por isso poderá ser aproveitado na equipe que vai aos Jogos Pan-Americanos, em outubro. Esse grupo participará do Campeonato Mundial da categoria, de 4 a 7 de agosto, na Inglaterra, para adquirir mais experiência competitiva, preparando-se para o Pan.

MAIS RESULTADOS BRASILEIROS NA COPA

Os demais barcos brasileiros participantes da Copa do Mundo de Hamburgo conseguiram as seguintes classificações:

Dois sem (Alan S. Bitencourt e Leandro Francisco Tozzo): 8º lugar

Skiff peso-leve (Ailson Eráclito da Silva): 10º lugar

Skiff seniores (Anderson Nocetti): 10º lugar

Quatro sem peso leve (Celio Dias Amorim, Renato Cesar Cataldo da Costa Azevedo, João Hildebrando Borges Junior e Marcos Oscar Alves de Oliveira): 12º lugar

Double-skiff peso leve (Leandro Carvalho Atoji e Alexis Arias Mestre (18º)

Fonte: Site da CBR
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário