Outros Esportes

Remo: VP de remo, José R. Gomes da Costa, fala sobre barcos e patrocínio

Declarações do vice-presidente de remo do Vasco, José Roberto Saraiva Gomes da Costa, ao programa \"Só Dá Vasco\" da última 3ª-feira (17/03):

\"No último sábado, nós reunimos, na Sede Náutica da Lagoa, dezenas de vascaínos, colaboradores, que fizeram questão de contribuir para a história do remo do clube. Nós trouxemos, com o apoio integral de diversos conselheiros, beneméritos, grandes beneméritos, membros da diretoria, seis novos barcos - três Skiffs, dois Doubles reversíveis em Dois Sem, e um Quatro Sem reversível em Four Skiff. São seis barcos inteiramente novos, barcos de ponta. Um deles, inclusive, esteve nas Olimpíadas de Pequim. Foi a maneira que a gestão Roberto Dinamite encontrou para viabilizar o suporte técnico ao campeonato de 2009. Nós batizamos seis novos barcos. E aproveitamos a ocasião para batizar também três barcos que a gestão anterior, do meu amigo Antônio Lopes [Caetano Lourenço, ex-vice-presidente de remo], havia adquirido. São barcos novos, porém não tão recentes, que estavam ainda sem o batismo. Foi uma cerimônia importante, vencedora. Acho que foi uma cerimônia do Vasco. Não foi de A ou de B, foi uma demonstração de força do remo, do Vasco da Gama. Foi um momento, para mim, inesquecível, de muita emoção.\"

\"A gente teve a oportunidade de homenagear diversos vascaínos que em muito contribuíram para o nosso clube. Eu faço questão aqui de citar o nome dos nove barcos que foram batizados. O primeiro deles, Arthur Sendas. José do Amaral Osório, Mário Lamosa, Dulce Rosalina, símbolo da mulher e da torcedora vascaína, o barco Lagoa, homenagem ao palco de tantas conquistas, Domingues e Pinho, um grande vascaíno, Jayme Soares Alves [vice-presidente de futebol de 1958] - o filho, o nosso amigo Jayminho, uma pessoa atuante, que se dedica ao clube, que enxerga o clube -, e dois ex-presidentes: o João Silva e o Alberto Pires Ribeiro. Nós fizemos questão de resgatar as tradições do Vasco, de homenagear esses grandes nomes do remo vascaíno, respeitando o Estatuto - isso é importante que se diga. E contando com a presença de vascaínos de diversas facções. Mas, antes de mais nada, Vasco da Gama. Isso é o principal. Demos uma demonstração de força do remo, do comprometimento da atual diretoria com o hino do clube - o remo é imortal.\"

\"Toda a diretoria do clube, capitaneada por Roberto Dinamite, está ciente, comprometida com o remo do Vasco. Sabemos que por vezes temos dificuldades. Lamentavelmente, temos que encará-las e passar por cima. E, antes de mais nada, garantir ao torcedor, ao sócio, ao colaborador, que o remo é imortal. É por isso que eu estou lá. Enquanto eu estiver lá, o remo será forte. Quero seguir o exemplo de Mário Lamosa, Antônio Lopes, Paulo César Mohammed, Armando Marcial, Luso Soares. Vamos brigar pelo remo do Vasco. O adversário não está dentro do Vasco. O adversário está fora, os adversários estão fora. A gente tem que ganhar é dentro d\"água, sempre com muito respeito. É importante a gente ter a imparcialidade, o senso de justiça, o cumprimento de regras e normas por parte da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro. O presidente está aqui do meu lado, o meu amigo Alessandro Zelesco. A gente conta com essa imparcialidade, o cumprimento de regulamentos, para que o remo do Vasco possa brilhar em 2009. Trouxemos os barcos, a equipe está treinada, capitaneada pelo Marcelo Neves e pelo Alexandre Lavadeira. Os atletas estão tinindo. Hoje mesmo eu fui informado que teremos oito atletas do Vasco representando o Brasil em uma regata internacional em Seattle. São cinco atletas no Oito Masculino, dois atletas no Oito Feminino, e um timoneiro. Isso mostra a força do remo, o comprometimento do Vasco com o esporte brasileiro, e a importância de estarmos amparados com pessoas justas, honestas e neutras na Federação e na Confederação. Isso a gente não abre mão. A gente vai fazer a nossa parte, e a disputa é dentro d\"água, para fazer o Vasco ganhador de novo. Vamos rumo ao bicampeonato carioca e ao tri brasileiro. Tenho certeza que a equipe está comprometida com isso, a comissão técnica está comprometida com isso, os funcionários idem, e a diretoria mais ainda. Vamos batalhar um ano de vitórias e de sucesso.\"

BARCOS E ARTIGO 139 DO ESTATUTO DO VASCO

(\"São proibidas consagrações pessoais feitas pelo Clube ou dentro dele a sócio ainda vivo, e, principalmente, a membro do Poder durante a vigência do mandato. Esta proibição não compreende a colocação de fotografias dos Presidentes do Clube, em galerias especialmente destinada a esse fim, como também dos atletas que tais se distinguirem em competições oficiais, na Galerias das Vitórias.\")

\"Nós não mexemos em nada do que aconteceu. Se o Estatuto em algum momento foi desrespeitado pela gestão anterior, paciência. Nós não íamos mexer, por exemplo, com uma pessoa nobre dentro do clube, com os seus valores, como o doutor Amadeu Pinto da Rocha. Nós temos um barco na garagem com o nome dele - graças a Deus, vivo. Assim continuará. Agora, nós, na nova gestão, fizemos questão de cumprir o Estatuto. Todos que foram homenageados, lamentavelmente, não estão mais conosco aqui. Não há revanchismo. Se temos um Oito Com com o nome do ex-presidente [Eurico Miranda], e isso foi uma homenagem pessoal que ele se fez, paciência, deixa lá. Eu fui totalmente contra nós mexermos, e obtive respaldo do presidente do Conselho Deliberativo, o doutor José Carlos Osório, para que a gente respeitasse isso. A gente ia ter muito mais aonde se aporrinhar, do que mudar o nome do barco. Por exemplo, Antônio Soares Calçada é o presidente de honra do clube - graças a Deus, vivo. Se eu tivesse que mexer com um, ia mexer com os demais. Não seria justo. Deixa. São pessoas que merecem a homenagem - o Amadeu e tal. Mas não vou mexer no nome do barco. Isso aconteceu. Agora, na nossa gestão, o Estatuto está sendo cumprido rigorosamente. Isso é motivo de orgulho.\"

\"Na gestão anterior tentaram me expulsar do clube, e eu sou muito vascaíno. Quem bateu esquece. Eu, que apanhei, não esqueço. Agora, não vou, por conta disso, transformar a garagem de remo do clube em um caos. Paciência. Deixa eles. Eu vou mostrar, se eu devia ou não ser excluído do clube, com o meu trabalho. É só isso. Quero que os atletas confiem em mim, que os funcionários confiem em mim, que a minha comissão técnica confie em mim, e que o vascaíno, sócio ou não, acredite \"O Remo do Vasco tem uma boa gestão, um cara que está lá brigando, e quer ver o remo do Vasco ganhar\". Esse é o principal objetivo. O resto, deixa que eles engulam.\"

PATROCÍNIO DA ELETROBRÁS

\"Mais do que a Eletrobrás, o remo do Vasco precisa viabilizar um projeto no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto do remo é comigo. Está no forno. Na verdade, vamos precisar das mesmas certidões que o clube precisa para a Eletrobrás. Tendo essas certidões, estejam certos que vamos dar um salto no remo do Vasco. Vai ser um momento de forte emoção, inesquecível. Aí a gente viabiliza equipamentos, suporte aos atletas, aprimoramento técnico, funcionários. É o futuro do esporte amador no Brasil. O remo do Vasco está à frente. A gente está com um projeto no forno. Assim que tivermos as certidões, vamos estar submetendo esse projeto ao Ministério dos Esportes, certos da publicação e, melhor ainda, da captação de recursos.\"

LOGOTIPO DA ELETROBRÁS

\"O projeto da Eletrobrás prevê o nome da Eletrobrás nos uniformes do remo. Não só nos uniformes, mas nas embarcações também. E na própria sede. Vai ser um momento marcante. É uma coisa importante para o clube a gente conseguir essa fonte de financiamento.\"

Fonte: NetVasco/Só dá Vasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário