Futebol

Renato deve voltar a optar pelo 3-6-1, que deu ao time 61% de aproveitamento

A recuperação do Vasco no Brasileiro passou pelo esquema 3-6-1.

Sem poder contar com Edmundo ou Leandro Amaral ao mesmo tempo, o técnico Renato Gaúcho se viu obrigado a manter apenas um atacante. E o time reagiu. Em 18 pontos possíveis, conquistou 11 na tabela. Talvez por isso, após a mudança contra o Atlético Mineiro, Renato volte a escalar a equipe naquela formação contra o São Paulo.

Embora sejam poucos jogos com o esquema adotado, o aproveitamento do time vascaíno com apenas um atacante na frente é de 61%. Um número superior ao aproveitamento total do Cruzeiro, integrante do G-4, em todo o Campeonato Brasileiro, por exemplo.

Diante do Santos, Renato já teve tanto Edmundo quanto Leandro Amaral à disposição. Mas optou por deixar a equipe no antigo esquema e escalou apenas o segundo. Na segunda etapa, Edmundo entrou no time e acabou marcando o solitário gol da vitória, em cobrança de pênalti.

Contra o Atlético Mineiro, Renato não pôde contar com o meia-atacante Alex Teixeira, suspenso, e voltou a escalar Leandro Amaral e Edmundo juntos. O resultado foi um desastre, a equipe entrou desatenta e levou um baile de 4 a 1 do Galo. Justamente por isso, voltar ao 3-6-1, que vinha ajudando o Vasco a sair da lama no Brasileiro, parece tentador.

– Todos sabem que gosto de jogar para frente, mas depende das peças que você tem. Três zagueiros me agradam. Mas depende de onde é o jogo, contra quem, qual a situação.

Precisamos, nessa situação, conquistar pontos – não se cansa de dizer o treinador cruzmaltino

Era bom

61% aproveitamento do Vasco em seis partidas no 3-6-1 sob o comando Renato Gaúcho.

Foram três vitórias, dois empates e uma derrota.

Fonte: Lance
  • Quarta-feira, 01/04/2026 às 20h30
    Vasco Vasco 1
    Coritiba Coritiba 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Couto Pereira
  • Sábado, 04/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 07/04/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Barracas Barracas
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 11/04/2026 às 16h30
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mangueirão
  • Terça-feira, 14/04/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Thiago Mendes 3
Barros 3
Puma 3
Spinelli 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 7 (38,89%)
Empates 6 (33,33%)
Derrotas 5 (27,78%)
Total 18
Gols
Marcados 26 (56,52%)
Sofrido 20 (43,48%)
Total 46
Saldo 6
Cartões
Amarelos 29 (90,63%)
Vermelhos 3 (9,38%)
Total 32