Após o empate em 1 a 1 contra o Remo, Renato Gaúcho completa seu primeiro mês como treinador do Vasco neste domingo. No período, o treinador conseguiu tirar a equipe da última posição do Brasileirão com uma ótima sequência de cinco jogos de invencibilidade, promoveu mudanças estruturais na equipe e alguns jogadores tiveram destaque importante nestes 30 dias.
O ge traz os principais capítulos e os números que marcaram os primeiros passos da passagem de Renato no clube carioca.
Injeção de ânimo
Contratado para substituir Fernando Diniz, o técnico deu a injeção de ânimo que o time precisava para deixar a lanterna do Campeonato Brasileiro. Renato iniciou sua trajetória com cinco jogos de invencibilidade em desafios duros pela competição, com vitórias importantes contra Palmeiras, Fluminense e Grêmio.
A primeira derrota veio em um clássico. O Vasco perdeu de virada para o Botafogo por 2 a 1, pela 10ª rodada, em São Januário. De lá para cá, são três jogos sem vencer. Ao todo, são oito partidas, com três vitórias, quatro empates e um revés.
Mudanças no time
Logo em sua estreia, contra o Palmeiras, no dia 12 de março, o treinador promoveu mudanças relevantes no estilo de jogo da equipe, em relação ao que vinha sendo apresentado por Fernando Diniz. O ponto mais evidente aos olhos do torcedor foi a mudança no esquema do time, com uma formação com três volantes.
O esquema foi utilizado em todos os oito jogos do treinador até aqui, e alguns jogadores tiveram oportunidade de ressurgir com Renato. Tchê Tchê, por exemplo, era reserva com Diniz, mas foi titular em sete partidas sob comando do treinador e cresceu de produção. Hugo Moura também ganhou oportunidades no meio-campo e iniciou em seis jogos com o técnico.
No ataque, David também ganhou oportunidade. Acostumado a jogar pelos lados do campo, o camisa 7 virou homem de referência no setor ofensivo com Renato Gaúcho. O atacante começou todas as sete partidas do Vasco no Brasileirão.
Com Fernando Diniz, era comum ver zagueiros abertos como laterais na fase de construção das jogadas, enquanto volantes faziam papel de zagueiros na saída de bola. Com Renato, no entanto, os zagueiros permanecem mais fixos e laterais na base das jogadas de forma mais simples.
E os números?
O novo esquema de Renato também trouxe protagonismo ofensivo aos volantes, que tem bastante liberdade para participar das jogadas de ataque. Thiago Mendes é o artilheiro do time no período com o treinador, com três gols anotados. Barros também marcou duas vezes, e Tchê Tchê em uma oportunidade.
Com o técnico, Cuiabano fez sua estreia e não deixou mais o time. Ele assumiu a titularidade da lateral esquerda e tornou-se rapidamente um dos destaques do time. É quem mais soma participações diretas em gols na equipe com o novo comandante e é o líder de assistências, com quatro assistências.
Cinco atletas jogaram todos os jogos do time com Renato no Brasileirão: David, Léo Jardim, Robert Renan, Saldivia e Tchê Tchê. Além deles, Nuno Moreira também soma sete partidas no período, mas uma delas com o time recheado de reservas que fez a estreia na Sul-Americana, contra o Barracas Central, na última terça-feira. O português foi reserva no jogo contra o Remo, no Mangueirão.
Número dos atletas do Vasco com Renato Gaúcho
| Jogador | Jogos | Gols | Assistências |
| Nuno Moreira | 7 | 1 | 0 |
| David | 7 | 2 | 1 |
| Léo Jardim | 7 | 0 | 0 |
| Robert Renan | 7 | 0 | 0 |
| Saldivia | 7 | 0 | 0 |
| Tchê Tchê | 7 | 1 | 0 |
| Hugo Moura | 6 | 0 | 0 |
| Andrés Gómez | 6 | 2 | 0 |
| Cuiabano | 6 | 1 | 4 |
| Paulo Henrique | 6 | 0 | 2 |
| Thiago Mendes | 6 | 3 | 1 |
| Puma Rodríguez | 5 | 0 | 2 |
| Barros | 5 | 2 | 0 |
| Johan Rojas | 5 | 0 | 1 |
| Marino Hinestroza | 5 | 0 | 0 |
| Spinelli | 5 | 1 | 0 |
| Lucas Piton | 4 | 0 | 0 |
| Brenner | 4 | 1 | 0 |
| Adson | 3 | 0 | 0 |
| Matheus França | 3 | 0 | 0 |
| JP | 3 | 0 | 0 |
| Avellar | 2 | 0 | 0 |
| Lucas Freitas | 2 | 0 | 0 |
| Carlos Cuesta | 1 | 0 | 0 |
| Daniel Fuzato | 1 | 0 | 0 |
| João Vitor Mutano | 1 | 0 | 0 |
| Zuccarello | 1 | 0 | 0 |
| Walace Falcão | 1 | 0 | 0 |
Pontos perdidos no fim e drama da bola aérea
O Vasco ainda não venceu fora de casa no Campeonato Brasileiro e coleciona resultados frustrantes com gols cedidos na reta final dos jogos com Renato Gaúcho. O jogo contra o Remo foi o terceiro empate consecutivo do time fora de casa com o treinador, que já havia ficado na igualdade com Cruzeiro e Coritiba como visitante.
Em todos os jogos, a equipe estava à frente no placar até os minutos finais, mas viu as vitórias escorrerem pelas mãos com gols sofridos na reta final - todos a partir de jogadas de bola aérea. Um problema crônico da defesa do Vasco, que Renato Gaúcho ainda não conseguiu corrigir.
Contra o Cruzeiro, o Vasco segurava a vitória de 3 a 2 até os minutos finais, mesmo com a expulsão de Barros, mas sofreu gol de cabeça de Japa, aos 49 minutos do segundo tempo. Relembre os melhores momentos abaixo:
Posteriormente, a equipe deixou mais uma vitória fora de casa escapar contra o Coritiba nos minutos finais. Dessa vez, com gol contra de Saldivia, após bola levantada por Josué e desvio de cabeça de Felipe Jonatan, aos 44 minutos. Relembre o gol abaixo:
Neste sábado, mais um empate com gol sofrido a partir da bola áerea. O Vasco vencia por 1 a 0, mas o Remo chegou ao empate com Marllon após falta levantada por Diego Hernández, aos 38 minutos.
Pauta nos noticiários sul-americanos
Em duas oportunidades neste primeiro mês de trabalho, Renato também virou assunto nos noticiários sul-americanos.
Após a derrota por 2 a 1 para o Botafogo, o treinador deu uma declaração que gerou polêmica, ao ser questionado sobre a dificuldade para Marino Hinestroza engrenar no Vasco. O treinador citou os problemas que vê no processo de adaptação de jogadores colombianos ao futebol brasileiro, de modo geral, principalmente pelas questões táticas.
A declaração foi manchete em quase todos os jornais esportivos do continente, mas também ganhou destaque nas redes sociais. A resposta repercutiu bastante em jornais da Colômbia, Equador e Argentina deram destaque à opinião do treinador vascaíno. Vale lembrar que o Vasco conta com quatro colombianos no elenco: Andrés Gómez, Cuesta, Marino Hinestroza e Rojas.
Depois, o técnico voltou a ser pauta pela decisão de não viajar com o restante da delegação para o jogo contra o Barracas Central, pela Sul-Americana. Com discurso de foco no Brasileirão, a comissão técnica e a direção resolveram poupar os principais titulares da estreia na Argentina para seguir preparação para o duelo contra o Remo. E Renato e o auxiliar Alexandre Mendes tampouco viajaram, e o time foi comandado por Marcelo Salles.
A decisão teve ampla repercussão, tanto entre os torcedores do Vasco nas redes sociais após o empate por 0 a 0, quanto entre os próprios jogadores do time argentino antes da partida. A Conmebol , inclusive, abriu um processo disciplinar para analisar a conduta do técnico vascaíno no caso.
Após completar seu primeiro mês com o empate com o Remo, Renato agora terá novo desafio pela Sul-Americana, dessa vez em São Januário, contra o Audax Italiano, do Chile. A partida acontece nesta terça-feira, às 21h (de Brasília).