Futebol

Renato Gaúcho terá curto período para se readaptar ao ambiente do Vasco

O novo técnico do Vasco, Renato Gaúcho, tem consciência do curto período que tem disponível para se readaptar ao ambiente do clube. Afinal, o próximo compromisso da equipe será o duelo contra o Palmeiras, pela quinta rodada do Brasileirão, daqui a uma semana em São Januário. Por isso, a sua prioridade será intensificar o processo de implementação da sua metodologia de trabalho. 

Por sinal, o dia que marcou o início da terceira passagem do comandante no Cruz-Maltino já teve um ritmo acelerado como principal teor das atividades. Renato Gaúcho chegou ao CT Moacyr Barbosa logo no período da manhã e em pouco tempo já teve reuniões com o presidente Pedrinho, o diretor de futebol, Admar Lopes, e o diretor técnico, Felipe Loureiro.  

Nos encontros, eles debateram sobre o grupo de jogadores e como seria a divisão do foco de cada competição e o plano traçado para a temporada no geral. Inclusive, em sua coletiva de apresentação, o treinador ressaltou que o Gigante da Colina concentrará suas atenções no Campeonato Brasileiro.

Primeiras ações como técnico do Vasco 

No primeiro contato com os jogadores, Renato Gaúcho fez a sua apresentação na academia do centro de treinamento e teve a companhia de Pedrinho no memento em que discursou. Assim, ambos frisaram a capacidade técnica e competência que o elenco demonstra. Eles citaram também que o principal desafio do Vasco será emplacar uma reação no Campeonato Brasileiro. 

Posteriormente, o grupo foi para o campo para realizar testes físicos e treinamentos com bola. A propósito, o treinador terá a ajuda de quatro jogadores com quem já trabalhou anteriormente no processo de implantação da sua metodologia junto ao elenco. Afinal, ele reencontra Cuiabano, Hugo Moura, Léo Jardim e Matheus França.

Na atividade desta quinta-feira (05/03), Renato já começou a implementar alguns métodos do seu trabalho, como explicar alguns dos conceitos que defende através de vídeos. Além disso, já houve a integração do jovem atacante Bruno Lopes, da equipe sub-20, aos treinos do profissional. A outra novidade foi a participação do volante Jair, que está em fase de recuperação de uma cirurgia para corrigir contusões multiligamentares no joelho direito.

Já o foco em desenvolver a parte tática deve ter início nesta sexta-feira (06/03). Ao todo, o Cruz-Maltino terá seis atividades voltadas para trabalhar movimentações e simular situações de jogo em preparação para a partida contra o Palmeiras. 

Fonte: Jogada 10
  • Domingo, 01/03/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (30,77%)
Empates 4 (30,77%)
Derrotas 5 (38,46%)
Total 13
Gols
Marcados 15 (55,56%)
Sofrido 12 (44,44%)
Total 27
Saldo 3
Cartões
Amarelos 19 (90,48%)
Vermelhos 2 (9,52%)
Total 21