Torcida

'Renato leu o jogo e mudou tudo': torcida exalta virada com dedo do técnico

O Vasco saiu de um 2 a 0 complicado para uma virada gigante sobre o Fluminense, por 3 a 2, nesta quarta-feira (18), no Maracanã. E, no meio da resenha da torcida, um ponto virou consenso: teve dedo forte de Renato Gaúcho no resultado.

O começo foi daquele jeito que desmonta qualquer plano. Gol com menos de um minuto, time atordoado, e o segundo ainda no primeiro tempo. O Vasco parecia sem rumo, espaçado, correndo atrás e sem conseguir competir.

Mas futebol é leitura. E Renato fez a dele. No intervalo, mexeu na equipe, ajustou o posicionamento e voltou com outro time. Mais encaixado, mais agressivo e, principalmente, mais dono do jogo. O Vasco começou a empurrar o Fluminense, ganhar a segunda bola e jogar no campo do adversário.

A reação veio na bola e na atitude. Nuno Moreira diminuiu, Spinelli empatou, e o time já estava com cara de quem ia buscar mais. Não era mais aquele Vasco perdido do primeiro tempo.

Era um Vasco com comando. E a torcida percebeu na hora. “Isso é leitura de jogo. O time tava morto no primeiro tempo, ele mexeu, organizou e o Vasco voltou mandando. Virada tem muito dedo dele”, comentou um torcedor.

A sequência da partida só reforçou essa impressão. “Renato ganhou o jogo no intervalo. Arrumou o time, deu confiança e o Vasco engoliu o Fluminense no segundo tempo. Foi coisa de quem entende de clássico”, escreveu outro vascaíno.

Já nos acréscimos, Thiago Mendes apareceu pra fechar a conta e transformar a reação em vitória. Mas, pra torcida, o caminho já tinha sido traçado antes.

Mais do que os gols, ficou a sensação de um time que foi ajustado, cresceu no jogo e virou com autoridade. E, no meio disso tudo, Renato saiu como o cara que virou a chave do clássico. 

Fonte: SuperVasco‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ
  • Domingo, 03/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Flamengo Flamengo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Audax Italiano Audax Italiano
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Puma 5
Spinelli 5
Jogos
Vitórias 10 (37,04%)
Empates 9 (33,33%)
Derrotas 8 (29,63%)
Total 27
Gols
Marcados 38 (56,72%)
Sofrido 29 (43,28%)
Total 67
Saldo 9
Cartões
Amarelos 51 (91,07%)
Vermelhos 5 (8,93%)
Total 56