Futebol

Renato Silva vai à Fifa contra o time chinês

Renato Silva e Vasco adotaram uma medida radical para que o zagueiro possa atuar após ter acertado a renovação de contrato até dezembro de 2014. Como o Shandong Luneng, da China, não cumpriu o combinado entre as partes, o defensor rescindiu unilateralmente o vínculo que iria até o final deste ano e entrou com uma petição na Fifa para exercer a profissão. O Cruzmaltino vê a situação próxima de um desfecho e espera contar com o jogador no clássico contra o Fluminense, pela última rodada do 1º turno do Brasileirão.

Em julho, Renato Silva chegou a passar uma semana na China negociando a liberação junto aos dirigentes do Shandong Luneng. A situação estacionou, pois o clube exigiu uma quantia pela transação. Porém, no acordo inicial, os chineses aceitaram liberá-lo gratuitamente por antecipação, mas exigiram receber a metade em caso de uma transferência até dezembro de 2014.

O Vasco aguarda a decisão da entidade máxima do futebol mundial para contar com o zagueiro. O clube já entrou com todos os documentos na Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), mas precisa da emissão do Transfer (documento necessário para concretizar a transferência) por parte da Fifa para que Renato Silva seja regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

\"Foi preciso ir até essa esfera superior. O Renato entrou realmente com uma petição na Fifa, pois tem o direito de jogar e exercer a sua profissão. Os chineses combinaram uma coisa e não cumpriram. O Vasco fez a sua parte e só resta inscrevê-lo no BID. Acho que no máximo em uma semana a situação será equacionada. Daria para ele jogar contra o Fluminense se tudo correr bem como imaginamos\", afirmou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco, ao UOL Esporte.

Enquanto a questão permanece indefinida, Renato Silva participa normalmente das atividades no dia a dia do Gigante da Colina. Contra o Coritiba, quinta-feira, às 21h, em São Januário, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, mais uma vez ele estará de fora. Com Dedé na seleção brasileira, a dupla de zaga deve ser formada por Douglas e Fabrício.

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 14/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Volta Redonda Volta Redonda 1
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 4 (40,00%)
Empates 3 (30,00%)
Derrotas 3 (30,00%)
Total 10
Gols
Marcados 13 (61,90%)
Sofrido 8 (38,10%)
Total 21
Saldo 5
Cartões
Amarelos 13 (86,67%)
Vermelhos 2 (13,33%)
Total 15