Futebol

Renato tenta proteger a galinha dos ovos de ouro do Vasco

Final do treino em São Januário, ontem de manhã, Valdiram foi um dos primeiros a sair do vestiário e um dos últimos a deixar o clube. A demora não pode ser creditada às entrevistas e aos autógrafos que deu ainda no estacionamento. Pacientemente, ele esperava uma carona de alguém que parece empenhado em cercá-lo de cuidados: o técnico Renato Gaúcho. Novo xodó da torcida e esperança vascaína para o clássico de amanhã, contra o Fluminense, no Maracanã, Valdiram chegou ao clube como Patinho Feio e agora inspira comentários sobre outra famosa ave do mundo das fábulas.

- Valdiram é a galinha dos ovos de ouro do Vasco - afirmou o treinador. - Ele chegou ao Vasco com uma imagem negativa e conseguiu mudá-la em quatro ou cinco jogos. Só não pode deixar o sucesso que está vivendo subir à cabeça. Na vida, a gente leva anos para chegar às nuvens e um piscar de olhos para cair.

Edílson é relacionado e deve entrar no segundo tempo - Antes do treino, foram cerca de dez minutos conversando a sós com o jogador. O tom não era dos mais amenos. Renato não aprova o modo como o jogador se expõe em alguns momentos. Com a experiência de quem já foi atacante e viveu os altos e baixos da carreira, lembrou ao jogador que o assédio de hoje pode preceder o ostracismo de amanhã. E, mais do que isso, deixou claro para Valdiram que ele ainda precisa conquistar muito na carreira. A começar pelo clássico de amanhã. Será a primeira vez que o novo camisa 7, de 23 anos, pisará no gramado do Maracanã.

- E não é só o Valdiram que precisa ser aconselhado. Todos os jogadores têm de saber que só o trabalho trará bons frutos. Tenho muita experiência como jogador e é isso que procuro passar para os meus jogadores - disse o técnico.

Pelo menos no discurso, Valdiram parece estar entendendo o recado. Ontem, ele recebeu de Renato a ordem para acompanhar a saída de bola tricolor até o meio-campo. As pedaladas são bem-vindas, mas há funções táticas a serem cumpridas.

- O Renato me pediu para vir até o meio e sair em contra-ataque quando o Vasco tiver a posse de bola - disse.

O zelo em torno de Valdiram se estende aos companheiros mais experientes. Até Edílson, que em tese disputa com ele uma vaga ao lado de Romário, fez questão de enaltecer as qualidades do pernambucano e alertá-lo sobre as metas a serem atingidas.

- Vi o Valdiram jogar algumas vezes. Ele é uma promessa. Mas é preciso ir com calma para não estragarmos o garoto. Ele pode vir a ser um dos grandes nomes no futebol brasileiro e para isso precisa brilhar em grandes clássicos, ganhar títulos. É isso que realmente marca um jogador - afirma o pentacampeão.

Edílson está no grupo que vai para a concentração hoje e deve entrar no clássico, provavelmente no segundo tempo. Renato fez mistério sobre a escalação mesmo ao ser informado do veto a Petkovic:

- O time já está na minha cabeça. Com ou sem o Pet no jogo, ele não vai mudar.

Fonte: O Globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri