Futebol

Rendimento no returno da Série B põe em cheque futuro do Vasco

A derrota para o Cruzeiro por 3 a 0 na última quarta-feira (21) foi o 12º jogo do Vasco no segundo turno desta Série B. Por ora, a quarta posição na tabela garante o principal objetivo do clube na temporada: o acesso. No entanto, o rendimento no returno caiu drasticamente e tem posto em cheque o futuro do Cruzmaltino na competição.

Dentre os doze jogos do segundo turno, foram apenas quatro vitórias – todas em São Januário -, um empate e sete derrotas. Se analisarmos apenas este recorte citado, o Vasco ocuparia a 13ª posição na tabela com apenas 36,11% de aproveitamento. Equipes como Vila Nova, que virou o turno na lanterna da competição, e Guarani, que briga contra o Z4 até hoje, possuem um rendimento melhor. Vale ressaltar também que todas as sete derrotas citadas aconteceram longe do Rio de Janeiro e o time sequer somou pontos nessa circunstância no returno.

Outro fator que comprova o declínio do Vasco nos últimos jogos é o aspecto em que se encontra no campeonato atualmente. Se da última vez que enfrentou o Cruzeiro, venceu, encurtou a distância para o próprio e pôde sonhar com a liderança, hoje, após a derrota acachapante, deve voltar suas atenções apenas para quem está abaixo dele antes de almejar posições superiores.Na 12ª rodada da Série B, o Vasco venceu o Cruzeiro no Maracanã e ficou só QUATRO pontos atrás do time mineiro.

Desenha-se, portanto, uma reta final apertada e disputada para o Gigante da Colina conseguir confirmar sua vaga no G4. Seu principal perseguidor, por ora, é o Londrina, quinto colocado. A distância do Cruzmaltino para tal posição, que já chegou a ser de dez pontos, hoje é de três, podendo chegar à próxima rodada com nenhum ponto separando-os, caso o Londrina vença a Ponte Preta nesta sexta (23).

O próximo jogo, inclusive, pode ser vital para o encerramento de campeonato do Vasco. O adversário é o próprio Londrina, em São Januário. Pelo lado positivo, os vascaínos podem se orgulhar da boa campanha em casa até aqui. É o quarto melhor mandante do campeonato e ainda não perdeu em seus domínios. Em contrapartida, o adversário vive um momento melhor, já que possui a quinta melhor campanha do returno, com 19 pontos em onze jogos e um aproveitamento de 57,58%.

Fonte: Esporte News Mundo
  • Quinta-feira, 29/09/2022 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Londrina Londrina 1
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 04/10/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Germano Krüger
  • Sábado, 08/10/2022 às 18h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 16/10/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série B Ilha do Retiro
  • Quinta-feira, 20/10/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Quinta-feira, 27/10/2022 às 20h00
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 06/11/2022 às 18h30
    Vasco Vasco
    Ituano Ituano
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Municipal Doutor Novelli Junior