Futebol

Respeito para ser respeitado

O rótulo de quarta força do Rio de Janeiro, entregue ao Vasco desde seu rebaixamento, fez com que a equipe começasse 2009 longe dos favoritos. Entretanto, o time de Dorival Júnior fez bonito e já tem a melhor campanha dentro de campo na competição. Sempre pregando o respeito contra os pequenos do Rio, o Gigante da Colina não foi surpreendido nesse segundo turno e acumula 100% de aproveitamente, tendo vencido, inclusive, os clássicos contra Flamengo e Botafogo. E, depois de tanto respeitar, chegou a hora de ser respeitado. Neste domingo, às 16h, a equipe encara o Bangu em São Januário com o intuito de conseguir mais uma vitória e chegar com moral nas semifinais da Taça Rio.

Com 21 pontos conquistados, um mero empate neste domingo praticamente garante a liderança do Grupo A, já que, para ultrapassá-lo, o Fluminense teria que aplicar uma goleada de mais de quatro gols de diferença em cima do Flamengo. Com a mão no primeiro lugar da sua chave, o Vasco fica bem próximo de reconquistar o respeito perdido com o rebaixamento.

\"Com toda essa campanha, os times respeitam mais o Vasco, entram com mais cautela. O Vasco não fica como aquele estigma de cavalo paraguaio como todo mundo costuma dizer\", diz o volante Nilton, mostrando bem o sentimento do elenco cruzmaltino. Diferente dos anos anteriores, nos quais sempre parecia entrar em campo apenas para cumprir tabela, o time de São Januário vem mostrando força e disposição dignos de campeão, espírito que Dorival Júnior vem implantando bem nos jogadores.

\"Chegar em primeiro lugar do grupo é importante, mas não é primordial para nós. O grupo está fechado, com o objetivo de ser campeão e faremos o que for possível para isso acontecer\", garante o treinador, que tem currículo de vencedor. Nos últimos cinco anos, foram quatro títulos estaduais.

Bangu  vivo
Enquanto o Vasco quer manter seus 100% de aproveitamento para impor respeito nas semifinais, o objetivo do Bangu é ser a grande surpresa desta Taça Rio.

Caso vença neste domingo, a equipe ainda tem chances de chegar às semifinais, mas teria que torcer por um tropeço do Botafogo nessa última rodada. Pesa contra o time alvirrubro o fato de não ter conseguido conquistar nenhum ponto contra os outros grandes cariocas.

\"Temos de fazer nosso papel que é ir lá e jogar bem, para depois começar a secar. Vamos torcer para o Resende tirar ponto do Botafogo\" diz o zagueiro Abílio, que não ficou mais confiante ao saber que o Vasco entrará em campo com alguns reservas.

\"Os reservas do Vasco têm qualidade, tanto é que o treinador deles sempre fala que não são apenas 11 jogadores, mas sim um grupo. Temos de ter atenção redobrada, pois eles vão querer manter os 100% de aproveitamento\", conclui o defensor.

Vasco x  Bangu

Vasco : Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Gian e Ramon; Nilton, Mateus, Enrico e Jeferson; Rodrigo Pimpão e Alan Kardec
Técnico: Dorival Júnior

Bangu:Diogo Silva, Uilliam, Abílio,Edinho e Rodrigo Melo; Marcão, André Oliveira, Douglas Silva e Tiano; Somália e Bruno Luiz
Técnico: Mazolinha

Local: São Januário
Horário: 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Auxiliares: Vinícius Barone Pampurre  e Michael Correia

Fonte: Jornal dos Sports
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13