Futebol

Retorno do público prevê ingressos com horários de acesso e uso de máscaras

Um documento de 24 páginas, chamado "Medidas para o retorno das atividades esportivas - Futebol", da Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro, quer moldar o retorno do público aos estádios na cidade. O texto, com as chamadas "regras de ouro", prevê escalonamento de horários para chegada ao estádio já no ingresso vendido - com proibição de acesso caso o torcedor não cumpra o determinado -, orientação de torcedores para ocupação de assentos sinalizados nas arquibancadas e máscaras obrigatórias em todos locais.

O tema ainda gera discussão entre dirigentes, torcedores e chamou a atenção fora do país. O Rio de Janeiro, hoje, é o único local do país com previsão de permissão de público - no caso, 1/3 da capacidade do estádio a partir de 10 de julho. Reportagem do GloboEsporte.com mostrou que apenas seis países, entre as 50 principais ligas do mundo, permitiram acesso de público.
 

Em lados opostos no retorno ao futebol, os clubes grandes se dividem sobre abrir os portões aos torcedores. Botafogo e Fluminense já se anteciparam em dizer que não vão abrir estádios em seus jogos. O vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrugo Dunshee de Abranches, se manifestou em entrevista ao jornal "O Dia" e disse que "o Flamengo não aprova e nem reprova. Flamengo cumpre lei". O Vasco ainda não se manifestou sobre o assunto.

O texto do decreto da prefeitura permite :

competições esportivas com capacidade simultânea máxima de 1/3, sem ultrapassar a regra de 4m² por pessoa;

Venda de ingressos somente online ou caixas de auto atendimento.

Nesta terça, a partir das 15h45, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, vai falar sobre o plano de retomada do futebol. Os clubes, a Ferj e representantes da Vigilância Sanitária também realizam nova reunião nesta noite. Primeiro, vão avaliar a primeira rodada realizada, mas também vão discutir a implementação de abertura de estádios no Rio de Janeiro.

 

Foto: Reprodução Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 1
Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 1
Foto: Reprodução Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 2
Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 2
Foto: Reprodução Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 3
Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 3
Foto: Reprodução Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 4
Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 4
Foto: Reprodução Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 6
Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 6
Foto: Reprodução Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 7
Regras de ouro para jogos com público no Rio de Janeiro 7
Fonte: (ge)
  • Terça-feira, 15/09/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Independiente Santa Fé Independiente Santa Fé 0
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 19/09/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Coritiba Coritiba
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 07/10/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 10/10/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Remo Remo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 14/10/2026
    Vasco Vasco
    Boca Juniors Boca Juniors
    Copa Sul-Americana A definir
  • Sábado, 17/10/2026
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Thiago Mendes 8
Spinelli 8
Jogos
Vitórias 22 (41,51%)
Empates 15 (28,30%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 71 (55,04%)
Sofrido 58 (44,96%)
Total 129
Saldo 13
Cartões
Amarelos 107 (92,24%)
Vermelhos 9 (7,76%)
Total 116