Clube

Retrospectiva "Fora de campo" do Vasco 2010

FORA DE CAMPO

Janeiro


19/01 - Na eleição para a presidência do Conselho de Beneméritos, a chapa Eurico Miranda/Silvio Godói vence a chapa Henrique Loureiro/Antônio Soares Calçada por 93 votos contra 45, com 2 votos nulos. Foi o 1º confronto entre Eurico e Calçada nas urnas desde 1985, quando se defrontaram nas eleições para o Conselho Deliberativo, vencidas pela chapa de Calçada.

27/01 - Morre, aos 62 anos, Sérgio Nogueira, locutor oficial do estádio de São Januário. Ele também havia sido remador do Vasco e o 1º apresentador do programa oficial do clube em rádio \"Casaca no Rádio\". Ultimamente, apresentava o programa de rádio \"Só Dá Vasco\".

29/01 - O lateral-esquerdo Ernani sofre grave acidente de carro, lesionando o fêmur e a bacia, e é operado com sucesso, com tempo de recuperação estimado em 3 meses.

Fevereiro

10/02 - Morre, aos 74 anos, Orlando Peçanha, um dos grandes zagueiros da história do Vasco, campeão carioca em 1956 e 1958 (super-super), campeão do Rio-São Paulo em 1958 e campeão da Copa do Mundo da Suécia pela Seleção Brasileira no mesmo ano, formando dupla com o também vascaíno Bellini.

13/02 - Pela 1ª vez uma escola de samba ligada ao Vasco desfila no Carnaval. É o G.R.E.S. Gigante da Colina, de Brasília (DF). O desfile aconteceu no Ceilambódromo, em Ceilândia (DF), com 300 integrantes e um público estimado de 8 mil pessoas.

17/02 - Horas após a escola de samba Unidos da Tijuca conquistar o título de campeã do Carnaval carioca após 74 anos, o presidente da escola de samba, Fernando Horta, afirma em entrevista à Rádio Jovem Pan, de São Paulo, que será candidato à presidência do Vasco. \"Eu pensei não, eu vou ser. Na próxima eu saio como candidato e vou ganhar\", declara Horta.

19/02 - A Força Jovem, torcida organizada do Vasco com maior número de integrantes, completa 40 anos de fundação.

23/02 - O atacante Romarinho, da categoria juvenil, filho do ídolo e artilheiro vascaíno Romário, assina seu 1º contrato profissional com o Vasco.

Março

01/03 - O Vasco contrata Cristiano Kohler, ex-Grêmio, para exercer a função de diretor-geral. Cristiano chega à Colina com a missão de implantar um projeto de modernização da gestão administrativa do clube.

03/03 - O Vasco inaugura a nova versão de seu site oficial na internet.

12/03 - Rodrigo Dinamite, filho do ídolo e presidente Roberto Dinamite, assina seu 1º contrato profissional com o Vasco.

22/03 - O Vasco lança a nova versão de seu uniforme nº 3, escolhido mediante votação entre os sócios. A camisa é branca, com uma grande cruz vermelha à frente, uma pequena Cruz de Cristo à altura do peito e números vermelhos às costas; o calção é branco; as meias são brancas com uma cruz vermelha. A camisa logo ganha o apelido de \"templária\".

24/03 - O Vasco estreia seu uniforme nº 3 contra o Americano, pelo Campeonato Estadual, em São Januário. É a 1ª vez na história em que o time não utiliza a cor preta nem a Cruz de Malta num jogo de futebol. O Vasco acaba derrotado por 3 a 2.

24/03 - Após a derrota para o Americano por 3 a 2, torcedores tentam invadir o vestiário para supostamente agredir jogadores e o presidente Roberto Dinamite, de acordo com o relato do site SRZD.

25/03 - A diretoria vascaína divulga prestação de contas do programa de sócios O Vasco é Meu. \"Em 10 meses contabilizamos o resultado acumulado, entre maio de 2009 e fevereiro de 2010, de R$ 3.165.687,73, com a adesão de mais de 18 mil sócios\", afirmam, em nota, o vice de finanças Nelson Rocha e o presidente Roberto Dinamite.

26/03 - Morre, aos 76 anos, Murilo da Costa Ribeiro, funcionário mais antigo do Vasco. Admitido em outubro de 1951, ele trabalhava no clube havia 58 anos e 5 meses.

Abril

08/04 - O atacante Rafael Coelho sofre uma crise convulsiva no carro de seu companheiro de time Gustavo, a caminho de São Januário, e é encaminhado a um hospital, onde fica internado por 1 dia e faz exames médicos que não apontam nenhum problema. Dias depois, já está treinando normalmente.

09/04 - O atacante Rafael Coelho desmaia após um treino e é encaminhado ao hospital para exames. Após 1 dia internado, recebe alta. Por precaução, fica alguns dias sem treinar. As informações sobre o caso são desencontradas.

10/04 - O diário Lance! publica que existe um projeto de demolição da Sede do Calabouço visando as Olimpíadas de 2016. A alegação é de que a área fora cedida pelo governo municipal ao Vasco, no início do século XX, para que o clube pudesse guardar seus barcos, o que não estaria mais acontecendo. O vice de patrimônio Frederico Lopes declara: \"Para nós, isso tudo não passa de especulação. Vamos lutar até o fim pela sede do Calabouço. O Vasco ainda não recebeu notificação alguma, qualquer ordem de despejo da prefeitura.\"

11/04 - Morre, aos 84 anos, Aida de Almeida, a tia Aida, uma das fundadoras da Torcida Organizada do Vasco, a TOV.

12/04 - Na ação de marketing intitulada \"Vasco na Pele\", promovida pela fornecedora de material esportivo do Vasco, a Penalty, O tatuador Eric Codo entra para o livro Guinness dos recordes após fazer 802 tatuagens com a figura da Cruz de Cristo em torcedores do Vasco no intervalo de 24 horas. O presidente Roberto Dinamite recebe a tatuagem de nº 802, que confirma o recorde.

16/04 - Morre o grande benemérito Fernando Antônio Barbosa, ex-vice-presidente do departamento de quadra e salão do Vasco.

23/04 - Morre, aos 81 anos, Fernando Ramos Soares, mais conhecido como \"seu\" Gradim, um dos descobridores de Roberto Dinamite.

29/04 - O Vasco firma um convênio com a Marinha do Brasil para a manutenção de equipes de futebol feminino.

29/04 - O Conselho Deliberativo não aprova, nem rejeita o balanço patrimonial de 2009. Um novo prazo é dado para que alguns pontos sejam esclarecidos e novos documentos sejam apresentados.

Maio

03/05 - O Vasco firma parceria com as equipes de futebol americano feminino Coyotes e Soldiers e passa a disputar competições da modalidade. É a 1ª vez em 111 anos de história que o Gigante da Colina investe no esporte da bola oval.

12/05 - São Januário é definido com uma das sedes dos torneios de futebol masculino e feminino dos Jogos Mundiais Militares de 2011.

24/05 - O Vasco lança um programa de sócios específico para torcedores de fora do Rio de Janeiro denominado \"Vascaíno de Norte a Sul\".

25/05 - Cerca de 30 integrantes de uma torcida organizada invadem um treino em São Januário para cobrar melhores resultados dos jogadores. O protesto dura cerca de 20 minutos.

31/05 - O \"Blog do Paulinho\", hospedado pelo site Mídia sem Média, publica que cerca de 53 mil euros a que o Vasco teria direito, referentes ao mecanismo de solidariedade da transferência do atacante Souza do Panathinaikos-GRE para o Corinthians-SP, foram depositados na conta da empresa de um ex-advogado do clube sediada nas Ilhas Cayman. O Conselho Fiscal cobra explicações do presidente Roberto Dinamite, que publica nota detalhando a operação.

Junho

01/06 - O diário Lance! divulga pesquisa realizada pelo Ibope segundo a qual o Vasco teria perdido 2,1 milhões de torcedores entre 2004 e 2010, sendo assim o grande clube brasileiro com maior decréscimo de torcida no período.

06/06 - Após a derrota por 4 a 0 para o Santos pelo Campeonato Brasileiro, o ônibus que levava a delegação do Vasco é atacado por torcedores no Aeroporto Santos Dumont.

06/06 - Em entrevista ao programa \"Esporte Espetacular\", da TV Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamenta a fase do Vasco, então 19º e penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro. \"O Vasco, coitado, está numa fase meia...\", declara Lula.

09/06 - Felipe, um dos ídolos do Vasco nas décadas de 1990 e de 2000, é liberado pelo Al Sadd, do Catar, e volta à Colina.

20/06 - O fotógrafo da TV Globo Márcio Alexandre de Souza é assassinado logo após deixar São Januário, aonde havia levado seu filho para um jogo de escolinha de futebol.

21/06 - Em reunião do Conselho de Beneméritos, o 1º vice-presidente geral Luso Soares da Costa revela uma série de gravações de trechos de reuniões de diretoria vascaína. O assunto abre uma crise no clube, com Luso de um lado e o presidente Roberto Dinamite e o 2º vice-presidente geral José Hamilton Mandarino do outro.

29/06 - Morre, aos 95 anos, o grande benemérito vascaíno Manoel de Melo, associado do clube desde 1949.

29/06 - O presidente Roberto Dinamite declara ao programa de rádio \"Só Dá Vasco\" que será candidado à reeleição à presidência do Vasco: \"No mínimo mais três anos, nós vamos estar nessa batalha para poder ajudar o Vasco a sair dessa situação.\"

Julho

09/07 - Morre, aos 82 anos, em Porciúncula (RJ), o ex-jogador do Vasco Jansen José Moreira, o Jansen, que participou do Expresso da Vitória e se sagrou campeão carioca em 1950 e 1952, além de participar da 1ª Seleção Brasileira Olímpica e marcar o 1º gol vascaíno em Olimpíadas, em Helsinque-1952.

16/07 - Morre, aos 79 anos, o ex-zagueiro do Vasco Haroldo Rodrigues de Magalhães Castro, o Haroldo, campeão carioca em 1952 e 1956.

17/07 - A coluna \"De Prima\", do diário Lance!, publica declaração do presidente do Conselho de Beneméritos Eurico Miranda em que ele, pela 1ª vez, admite voltar a disputar a presidência administrativa do Vasco: \"Eu me estabeleci como líder da oposição. Se até lá não surgir um nome do nosso grupo, eu devo ser o candidato\".

20/07 - O Vasco assina com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) um acordo para ceder o estádio de São Januário para a disputa do rúgbi-de-7 dos Jogos Olímpicos Rio-2016.

22/07 - Carlos Alberto e Rodrigo Pimpão se desentendem na sala de fisioterapia de São Januário. Informações da imprensa dão conta de que houve troca de tapas entre os jogadores e de que Pimpão teria ficado desacordado. Carlos Alberto não se pronuncia; Pimpão confirma o desentendimento e minimiza o incidente; a diretoria, após negar que tenha havido agressões, informa que a questão será resolvida internamente.

Agosto

03/08 - O Vasco anuncia parceria com a Ambev, empresa do ramo de bebidas que detém as marcas Brahma e Antarctica. O acordo prevê principalmente ações de marketing e não envolve exposição na camisa vascaína.

17/08 - O Vasco firma parceria com o time de futebol americano Rio de Janeiro Patriotas para a montagem de um time masculino da modalidade, o qual ganha o nome de Vasco da Gama Patriotas.

Setembro

06/09 - O Vasco anuncia parceria com a empresa distribuidora de combustíveis Ale, que passa a estampar seu logotipo nos ombros da camisa do clube. Especula-se que o contrato renderá ao Vasco entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões por ano.

14/09 - O Conselho Deliberativo se reúne para apreciar o balanço patrimonial de 2009 mas uma decisão judicial obtida pela diretoria impede a votação para aprovação ou não do documento.

Outubro

03/10 - O presidente Roberto Dinamite se elege para seu 5º mandato consecutivo como deputado federal com 39.370 votos. O presidente do Conselho de Beneméritos Eurico Miranda e o vice-presidente de finanças Nelson Rocha, respectivamente com 17.228 e 5.978 votos, não se elegem para o cargo de deputado federal.

07/10 - O governador do estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho declara à Revista Época que pretende se candidatar à presidência do Vasco: \"Daqui eu só saio para ser presidente do Vasco. Roberto Dinamite fez a transição. Daqui a algum tempo eu estou lá\", diz o governador.

28/10 - Numa parceria com a empresa Tintas Iquine, o Vasco lança uma campanha na qual os sócios podem eleger, entre 3 opções, como será a nova pintura das arquibancadas e sociais do estádio de São Januário.

Novembro

09/11 - O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes diz que São Januário não sediará mais as disputas do rúgbi-de-7 das Olimípiadas Rio-2016 e que as competições da modalidade acontecerão em Moça Bonita, estádio do Bangu. Horas depois, Paes recua e declara: \"Joguei a ideia no ar, quem decide é o Nuzman [presidente do COB]\".

12/11 - A coluna \"De Prima\", do diário Lance!, publica que a Situação do Vasco pretende tentar prorrogar o mandato do presidente Roberto Dinamite por 5 meses, de junho até novembro de 2011, sob a alegação de que a melhor época para as eleições seria o fim do ano. Líderes da Oposição se mostram contra a iniciativa.

25/11 - O Conselho Deliberativo do Vasco aprova, por 83 votos a zero, e 3 abstenções, a cessão de São Januário para as competições de rúgbi-de-7 dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A Oposição contesta a validade da decisão alegando que o estatuto do clube obriga que reuniões que tratem de empréstimo de patrimônio devem ter o quórum mínimo de 2/3 (ou seja, 200) dos 300 conselheiros.

Dezembro

08/12 - Vasco e Habib\"s chegam a um acordo na Justiça para encerrar o contrato de patrocínio entre o clube e a empresa de fast-food árabe, que vigorava desde 2007.

08/12 - A TV Esporte Interativo é definida como o canal de TV aberta que transmitirá o programa de TV institucional do Vasco, denominado Vasco TV.

11/12 - O Vasco, em parceria com a Ambev/Brahma, realiza a ação de marketing \"Dia do Torcedor\", por meio da qual torcedores, divididos em times, têm a possibilidade de jogar partidas de 30 minutos em pleno gramado de São Januário com arbitragem e uniformes oficiais e utilizando os mesmos vestiários usados pelos jogadores.

13/12 - O Vasco abre votação entre seus sócios para escolher o símbolo que passará a constar da camisa nº 3 do clube. As opções são: uma mão aberta, um mapa do Brasil e uma mão fechada.

20/12 - Morre, aos 70 anos, em Santos (SP), João Farias Filho, o Lorico, que atuou como jogador de meio-campo do Vasco na década de 60.

21/12 - Em declaração ao programa de rádio \"Só Dá Vasco\", o presidente Roberto Dinamite confirma que se candidatará à reeleição nas eleições de 2011.

24/12 - O 2º vice-presidente geral José Hamilton Mandarino revela que o Vasco acertou um contrato de patrocínio com o Banco BMG, que, no entanto, não pode ser oficialmente divulgado devido a pendências com o Habib\"s, antigo patrocinador do clube. Informações da imprensa dão conta de que os valores do contrato giram em torno de R$ 5,5 milhões/ano.

26/12 - Morre, aos 90 anos, Martinho Falcão, ex-goleiro do Vasco e um dos reservas de Barbosa na época do Expresso da Vitória.

27/12 - Em entrevista ao site SRZD, Fernando Horta, presidente da escola de samba Unidos da Tijuca, confirma que será candidato à presidência do Vasco nas eleições de 2011.

28/12 - Em declaração ao site Lancenet!, o ex-vice-presidente de marketing José Henrique Coelho revela que será candidato à presidência do Vasco nas eleições de 2011.

Fonte: Netvasco
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário