Futebol

Retrospecto do Vasco jogando nos Estados Unidos

A passagem do Vasco pelos Estados Unidos marca a primeira excursão internacional do time na era SAF. O destino é o estado da Flórida, justamente onde fica localizada a sede da 777 Partners, empresa americana que hoje comanda o futebol vascaíno.

Mas esta não será a primeira vez do clube na terra do Tio Sam. Ao longo da sua história, o Vasco já esteve outras seis vezes nos Estados Unidos. O saldo é positivo: 11 vitórias, três empates e três derrotas. Em uma das passagens, em 1987, o time conquistou dois torneios, a Copa Ouro e a Copa TAP. A última vez nos EUA foi em 2017, no Torneio da Flórida.

1957

A primeira vez em que o Vasco pisou nos EUA foi em 1957 para um amistoso contra o New York Hakoah. O time brasileiro venceu por 6 a 2. Naquele ano, o clube havia rodado o mundo disputando torneios e amistosos e, além do pais norte-americano, visitou também a Europa e a então União Soviética.

1987

Trinta anos depois, em mais uma excursão para os EUA, o Vasco deixou o país invicto e campeão de dois torneios após cinco partidas. Dunga e Romário, que sete anos depois foram tetracampeões do mundo com a seleção brasileira, estavam com a delegação vascaína na passagem por Los Angeles. O técnico era Joel Santana.

Um dos títulos conquistados foi o da Copa Ouro. Na primeira fase, o Vasco goleou o América do México por 5 a 0 e empatou em 0 a 0 com a Roma-ITA. Na semifinal, empatou com o também mexicano Chivas Guadalajara em 1 a 1, mas se classificou nos pênaltis ao vencer por 4 a 3.

A grande final foi contra o Rosário Central, da Argentina, a quem o Vasco derrotou por 2 a 1, com gols de Vivinho e Geovani, em 21 de junho de 1987. O time da decisão foi: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni, Pedrinho, Henrique, Geovani, Tita, Vivinho, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Dias antes da final, Dunga e Romário retornaram ao Brasil para se apresentar à Seleção. 

Nesta mesma viagem, o Vasco enfrentou o Benfica-POR e venceu por 3 a 0, em New Jersey, sagrando-se campeão da Copa TAP.

1990

Em 1990, o Vasco foi convidado para outro torneio nos EUA, a San Jose Cup. O time brasileiro empatou em 2 a 2 com o Colônia-ALE e venceu o West Bromwich-ING por 4 a 2.

Na mesma viagem participou de dois amistosos: goleou a Seleção das Estrelas da América Central por 5 a 0 e venceu Universidad Guadalajara (México) por 1 a 0.

1991

No ano seguinte, o elenco vascaíno voltou ao continente norte-americano para disputar a Camel Cup. Saiu derrotado por 2 a 1 do confronto contra o Monterrey-MEX e bateu o Chivas Guadalajara por 1 a 0.

1998

A passagem do Vasco pelos EUA em 1998 ainda é lembrada pelos norte-americanos. O campeonato em questão era a Copa Interamericana, entre o campeão da Libertadores e o campeão da Concacaf. O clube carioca enfrentou o DC United. Venceu a primeira partida por 1 a 0, com gol de Felipe em Washington, mas perdeu a taça ao ser derrotado por 2 a 0 na volta, em Fort Lauderdale.

Nos Estados Unidos, o DC United ainda é considerado por muitas pessoas como um dos melhores times que já passaram pela MLS e a conquista da Copa Interamericana é uma das principais de um clube da liga.

Um detalhe curioso é que o primeiro jogo foi em 14 de novembro e o segundo em 5 de dezembro, quatro dias depois de o Vasco ter perdido o Mundial para o Real Madrid, no Japão.

2017

A viagem mais recente para os EUA aconteceu em 2017, quando o Vasco disputou três jogos pelo Torneio da Flórida. O clube venceu Barcelona-EQU por 2 a 1 e River Plate por 1 a 0, e perdeu por 4 a 1 para o Corinthians. O jogo contra o time argentino valia a disputa pelo terceiro lugar, conquistada pelo Vasco com gol de Nenê. O torneio foi vencido pelo São Paulo.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 02/02/2023 às 19h00
    Vasco Vasco 5
    Resende Resende 0
    Taça Guanabara São Januário
  • Terça-feira, 07/02/2023 às 21h10
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara Mané Garrincha
  • Domingo, 12/02/2023 às 18h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Taça Guanabara Maracanã
  • Quinta-feira, 16/02/2023 às 20h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã
  • 25/02 ou 26/02
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • 04/03 ou 05/03
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Taça Guanabara Maracanã
  • 04/03 ou 05/03
    Vasco Vasco
    Bangu Bangu
    Taça Guanabara São Januário