Futebol

Reunião entre Libra e Forte Futebol tem cálculos para achar ponto em comum

A última reunião entre Libra e Liga Forte Futebol teve cálculos para tentar achar um ponto em comum entre os grupos dos dois times. A questão principal é a diferença entre o clube que mais ganha e o o que menos arrecada: a discussão gira entre 3,5 vezes e 5 vezes. Mas os dois grupos estão há algum tempo sem conversar e o calendário começa a ficar apertado por fatores externos.

O encontro ocorreu há 15 dias entre as equipes técnicas dos dois grupos. Foi uma reunião logo após o Forte Futebol anunciar a contratação da XP para buscar investimentos para o grupo.

No encontro, o Forte Futebol apresentou sua proposta, que já é pública, de distribuição com máximo de 3,5 de diferença entre o clube que mais ganha e o que menos arrecada. Sua ideia é usar a divisão: 45% iguais, 30% por posição e 25% por engajamento. Neste último item, seria usada a audiência como medida em cada plataforma.

A Libra tem uma divisão diferente em percentuais e critérios: 40% iguais, 30% por posição e 30% por torcida. No engajamento, são considerados tamanho de torcida, venda de ingressos e audiência. A diferença pode ficar em até 5 vezes a depender de cenários como um time com maior torcida ser campeão.

As duas equipes técnicas fizeram simulações e traçaram quatro ou cinco cenários diferentes com os critérios de engajamento e performance. Na visão da Libra, a diferença entre os modelos não era tão grande, já que o mínimo e o máximo girava entre 3,5 vezes e 5 vezes.

Há outros pontos divergentes. A Libra inclui em seus critérios a garantia de que os clubes tenham as rendas atuais mantidas, inclusive os patamares mínimos de pay-per-view. Já o Forte Futebol não aceita isso, apenas histórico em outros itens. Na prática, isso significa garantia nenhuma do valor atual para clubes como Corinthians e Flamengo.

A ideia na Libra é encontrar um modelo que deixe confortável os clubes dos dois lados para se chegar a um acordo. Para isso, pretende levar para os clubes da Libra os cenários traçados para saber o que, em assembleia, desejam aprovar.

Do lado do Forte Futebol, espera-se uma resposta da Libra à proposta concreta apresentada com critérios definidos. Na prática, querem a aceitação ou uma contraproposta para seguir as negociações.

A questão é que, dos dois lados, há o temor de que se a negociação não avançar em setembro pode emperrar de vez em outubro. Há eleições presidenciais, finais de Copa do Brasil e Libertadores e, depois, Copa do Mundo. Assim, o debate sobre a Liga demoraria ainda mais.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes
  • Quarta-feira, 21/09/2022 às 21h00
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 3
    Campeonato Brasileiro - Série B Mineirão
  • Quinta-feira, 29/09/2022 às 21h30
    Vasco Vasco
    Londrina Londrina
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Terça-feira, 04/10/2022 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B Estádio Germano Krüger
  • Sábado, 08/10/2022 às 18h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Novorizontino Grêmio Novorizontino
    Campeonato Brasileiro - Série B São Januário
  • Domingo, 16/10/2022 às 16h00
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série B Ilha do Retiro
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Sampaio Corrêa Sampaio Corrêa
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir