Futebol

Reunião metodológica aproxima categorias de base e profissional

Buscando fortalecer ainda mais o seu trabalho na formação de atletas, o Departamento de Futebol de Base realizou sua reunião metodológica mensal, na última segunda-feira (12/08), em São Januário. Elaborada pelo Coordenador Metodológico Próspero Paoli, a reunião contou com a participação do Diretor Executivo de Futebol, André Mazzuco, do Gerente Geral de Futebol de Base, Carlos Brazil, e do Coordenador Técnico, Paulo César Gusmão, além dos representantes das 13 comissões técnicas da base cruzmaltina. 

A reunião metodológica acontece todos os meses visando integrar as comissões em debates de temas inerentes ao processo de formação. Esta edição teve como tema específico as possibilidades de individualizar a atividade, ou seja, oferecer aos atletas treinamentos técnico e tático tratando das individualidades. O encontro também foi importante para o alinhamento no processo de transição dos atletas, proporcionando maior proximidade com o trabalho realizado no futebol profissional do Clube.

Confira os depoimentos:

- Na minha visão esse tipo de ação é muito importante, pois integra todas as comissões. E, como o planejamento é verticalizado quanto à aplicação de conteúdos, respeitando as faixas etárias, todos tomam conhecimento do que o Clube está realizando em termos de proposta de formação - Próspero Paoli, Coordenador Metodológico do Futebol de Base.

- É importante salientar que o Clube passa por um processo também de reestruturação, em relação à aproximação da base junto ao profissional. Gostaria de reforçar que a base do Vasco realiza um trabalho bacana há um bom tempo, um trabalho de captação e formação com atletas sendo bem trabalhados e desenvolvidos para alimentar o profissional. O Vasco tem um bom histórico de meninos revelados nas categorias de base. Cabe ao profissional também fazer essa aproximação. Eu vim do trabalho com categorias de base, conheço a importância. Já havíamos feito alguns encontros com a gestão da base e a reunião deste mês foi mais um passo nesse processo, para que todo mundo se conheça bem e para que possamos desenvolver os conceitos de maneira integrada. O nosso cenário hoje é bacana, temos oportunizado os atletas da base realizarem jogos-treinos com o profissional. Todos eles são observados nessa situação. Muitas vezes nesse processo, alguns atletas que não vinham atuando como titulares na base acabam fazendo bons treinos e são chamados para treinar por um período maior. Por isso que ocorre algumas vezes de o titular da categoria não estar nesses períodos maiores de treinos no profissional, até por estar focado nos jogos do sub-20 e do sub-17. Eles treinam com a gente, são observados e voltam para base, o que é um processo natural nesse estágio da formação. Nosso objetivo é que os atletas da base frequentem cada vez mais o profissional. Nosso próximo passo é gerar um processo ainda mais integrado, para que essa subida dos meninos sempre ocorra da forma mais interessante para eles e para o Clube - André Mazzuco, Diretor Executivo de Futebol. 

- Nossa reunião ocorre todo mês, sempre destacamos a importância de realizar um trabalho bem fundamentado, todos bem alinhados. É importante porque participam todas as comissões. O Mazzuco pôde estar nessa edição, entender um pouco mais sobre o trabalho que estamos realizando na base. O nosso objetivo e maior empenho é formar jogadores que possam chegar no profissional com qualidade, dando retorno técnico e financeiro para o Clube. Essa ligação profissional e base vai ficando cada vez mais forte. Estamos no caminho certo. Sobre a transição dos nossos atletas, é importante destacar que muitas vezes esses períodos longos no profissional dependem da característica do jogador. Algumas vezes o menino não é titular no sub-20, mas fica com o profissional e atende às características que o treinador busca para a equipe naquele momento. É importante que se diga que temos um elenco no sub-20 de algo próximo a 25, 26 jogadores, às vezes até um pouco mais. Todos eles têm qualidade. Não se tem na nossa cabeça que um jogador que compõe o sub-20 do Vasco não tenha essa qualidade. Muitas vezes alguns desses meninos vão corresponder ao profissional mais do que no sub-20, isso depende muito do molho que o treinador coloca nas equipes. Muitas vezes um atleta com uma característica específica atende mais a um treinador do que a outro. Mas todos têm muita qualidade. Nossos meninos que estão no banco têm tanta qualidade quanto os que jogam e por isso são componentes do nosso elenco. É tudo uma questão de momento, de oportunidade. Temos o exemplo do Talles, que está aproveitando muito bem a oportunidade que recebeu no profissional. É importante pensar nisso, no tempo. Existem muitas variáveis, sistema de jogo, característica do treinador... Mas entendemos que, acima de tudo, nossos meninos devem estar prontos para o profissional no momento em que o treinador de cima precisar - Carlos Brazil, Gerente Geral do Futebol de Base.

- Essa reunião é muito importante. A cada encontro o entendimento dos profissionais fica ainda melhor. Os profissionais de todas as categorias estão cada vez mais inseridos na metodologia e na nossa forma de trabalho, conduzida muito bem pelo Próspero, com a gestão do Brazil. O mais importante de tudo é que estamos vendo no desempenho dos atletas um padrão de jogo e um entendimento do conceito, através dos nossos atletas. É um processo educacional muito importante na rotina deles que vemos em performance. O Clube está tendo um ganho grande, temos visto na transição dos meninos, não só para o profissional, mas de uma categoria para a outra. O processo de entendimento e execução dos atletas está funcionando perfeitamente. Estamos vendo um grande retorno de todo o trabalho realizado aqui todos os dias. O maior facilitador da divulgação da nossa metodologia será o tempo, o ganho do Clube será grande e o tempo está mostrando e vai mostrar ainda mais – Paulo César Gusmão, Coordenador Técnico.

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir