Futebol

Ricardo Gomes diz que forma do Vasco jogar depende do adversário

Apesar de saber a importância de Felipe e Juninho no elenco vascaíno, o técnico Ricardo Gomes se deparou com uma situação inédita até então e que colocou em dúvida a utilização dos dois jogadores lado a lado no meio de campo. Na vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, o treinador escalou o time com Rômulo e Jumar, colocando o Reizinho e Diego Souza mais a frente e com mais liberdade para criar as jogadas. No segundo tempo, com a troca de Juninho por Felipe, o dinamismo da equipe cruz-maltina se manteve e o time chegou à vitória.

Desde o retorno de Juninho à Colina, Felipe passou a jogar um pouco mais recuado e os dois jogadores faziam uma linha à frente da zaga, acumulando a função de marcar e criar as jogadas. Sendo assim, tendo um grande esforço físico durante toda a partida.

Porém, na primeira vez em que o revezamento entre os dois foi testado (Felipe entrou no lugar de Juninho), o time teve dois volantes de marcação durante os 90 minutos (Rômulo e Jumar), e os dois maestros mantiveram o ritmo intenso, por ter havido menos desgaste, já que passaram a se preocupar mais com a armação, sabendo que havia dois \"cães de guarda\" com a obrigação de marcar. E Felipe ainda entrou descansado no intervalo.

O próprio Ricardo Gomes já admitiu que a forma de o Vasco jogar dependerá do adversário e do local da partida e ressaltou que nos jogos fora de casa, o contra-ataque pode ser uma boa arma, explorando a velocidade da equipe, como no primeiro gol contra o São Paulo. Resta saber se o bom resultado fez o comandante repensar seus conceitos sobre a equipe titular.

Dores de Juninho não preocupam

O técnico Ricardo Gomes teve de se preocupar com um dos dois principais jogadores da equipe para o jogo de amanhã, contra o Santos. Juninho reclamou de dores musculares no intervalo da partida contra o São Paulo e teve de sair para entrada de Felipe.

Apesar do problema, o Reizinho da Colina não preocupa. Após avaliação do departamento médico do clube, as dores de Juninho surgiram apenas por conta do esforço excessivo e ele poderá entrar em campo, contra o Santos, amanhã, em São Januário.

No entanto, é possível que o camisa 8 seja poupado contra o Peixe e Felipe volte ao time titular. Isso porque o técnico Ricardo Gomes deve tentar utilizar os dois no clássico de domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 06/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco 2
    Audax Italiano Audax Italiano 1
    Copa Sul-Americana Estádio Bicentenario de La Florida
  • Domingo, 10/05/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 13/05/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Paysandu Paysandu
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 16/05/2026 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 11 (39,29%)
Empates 9 (32,14%)
Derrotas 8 (28,57%)
Total 28
Gols
Marcados 40 (57,14%)
Sofrido 30 (42,86%)
Total 70
Saldo 10
Cartões
Amarelos 55 (91,67%)
Vermelhos 5 (8,33%)
Total 60