Futebol

Ricardo Gomes inicia plano da Libertadores do Vasco em novembro

A meta de voltar a trabalhar em fevereiro, anunciada por Ricardo Gomes ao Jogo Extra, teve eco em São Januário. O treinador nem terá de esperar tanto tempo para botar a mão na massa. A expectativa é de que na segunda quinzena de novembro ele já esteja assumindo uma das funções inerentes ao cargo: o planejamento para a Libertadores.

A fase de reuniões não exigirá nenhum esforço físico de Ricardo, que vai progredindo na sua luta contra algumas sequelas do AVC, como falta de sensibilidade no lado direito do corpo e dificuldade em articular palavras mais complexas.

O diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, deixa nas mãos dos médicos a fixação de prazos. Tudo será feito sem pressa ou pressão.

\"O sorteio da Libertadores será no dia 25 de novembro. Antes, vamos começar a mapear nossas necessidades. Mas nada será feito fora do prazo determinado pelos médicos.\"

Também no mês que vem, outro assunto entrará na pauta do Vasco: a renovação dos contratos de Ricardo Gomes, do auxiliar Cristóvão e do preparador-físico Rodrigo Poletto, que expiram em dezembro.

Nem há dúvida em relação à renovação do contrato de Ricardo, que, mesmo afastado desde o AVC, sofrido em 28 de agosto, vem recebendo seu salário. A doença até fortaleceu a ligação com o clube e a torcida.

\"A renovação é um detalhe. Aconteça o que acontecer nesse restante de Brasileiro, o laço entre ele e o Vasco vai permanecer. A não ser que ele não queira\" garantiu o diretor.

Nos primeiros dias de 2012, a agenda de Ricardo já estará cheia. Ainda que ele prefira deixar para fevereiro a retomada da função, o Vasco espera contar com suas orientações para a pré-temporada que o time fará em Atibaia, interior de São Paulo, planejada para começar em 2 ou 3 de janeiro.

\"A execução é o de menos. O que importa é que Ricardo participe do planejamento\", explicou Rodrigo.

Fonte: Blog Jogo Extra - Extra
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134