Clube

Ricardo Graça fala do bom momento no Vasco e se vê com mais 'bagagem'

O desfalque de Leandro Castan no Vasco é inegável. Mas, enquanto o capitão se recupera de um problema na coxa, a zaga encontrou um substituto que vem dando conta do recado. O jovem Ricardo, de 22 anos, vive bom momento e inclusive lidera estatísticas entre os defensores de times cariocas no Campeonato Brasileiro.

Em dois dos principais quesitos para um zagueiro, Ricardo é o melhor entre os zagueiros cariocas, de acordo com dados do FootStats: são 46 rebatidas e 16 desarmes. A explicação para isso é simples: maior experiência.

- Bagagem, né? Quando você pega um ano de muitos jogos como ano passado, de várias competições, você acaba jogando mais. Joguei bastante jogos e foi muito importante essa bagagem para esse ano. Quanto mais difícil, mais você aprende, mais fica calejado - disse o defensor.
 

A expectativa agora é saber como ficará a situação de Ricardo no elenco quando o Vasco recuperar seus principais zagueiros. Os três mais experientes estão lesionados: Werley, Castan e Breno.

- Jogar é sempre bom. Eu espero continuar nessa sequência. Mas é trabalhando dia a dia, com o pé no chão e a cabeça no lugar. Sabendo que é um degrau de cada vez, que eles, quando voltarem, com certeza vão jogar. Tenho que buscar meu espaço. Se tiver que jogar, eu jogo. Se for outro, desejo o melhor. Tem que ser sempre o melhor para o Vasco.

Pelo menos na partida contra o Ceará, nesta quinta-feira, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, Ricardo está mantido. Ainda não se sabe, porém, quem fará dupla com ele na zaga: Werley se recupera de problemas físicos, enquanto Henriquez teve boa atuação diante do Internacional.

Fonte: (ge)
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco 3
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 27 (42,86%)
Empates 16 (25,40%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 87 (55,06%)
Sofrido 71 (44,94%)
Total 158
Saldo 16
Cartões
Amarelos 123 (91,79%)
Vermelhos 11 (8,21%)
Total 134