O Vasco terá uma parada dura pela frente e encara o Independiente del Valle nos playoffs da Copa Sul-Americana para seguir vivo no torneio internacional. O jogo de ida entre as equipes acontece nesta terça-feira, às 21h30, em Quito.
Mas como chegam os equatorianos? O ge apresenta abaixo um resumo do momento do Del Valle, que vem de ótimo retrospecto e defende uma longa invencibilidade desde a eliminação na Copa Libertadores.
A fase de grupos da Libertadores
O Independiente del Valle chegou ao confronto dos playoffs da Sul-Americana depois de terminar o Grupo B da Libertadores em terceiro lugar. O grupo era considerado difícil e contava com River Plate, Barcelona de Guayaquil e Universitario.
Foram oitos pontos somados nos seis jogos disputados. A equipe estava na zona de classificação até a penúltima rodada, quando sofreu um duro golpe com uma goleada de 6 a 2 para o River Plate, na Argentina, e chegou ao último compromisso da fase de grupos sem depender somente de si para avançar.
O Del Valle ainda venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, mas, como o Universitario empatou com River no Monumental de Núñez, os equatorianos terminaram fora da zona de classificação justamente pelo saldo de gols.
Dois meses de invencibilidade
Desde a goleada sofrida para o River Plate, o time comandado pelo espanhol Javier Rabanal não sabe o que é perder. A derrota para os argentinos completará dois meses justamente nesta terça-feira, quando o Del Valle encara o Vasco.
São nove partidas de invencibilidade, com cinco vitórias e quatro empates no período. A equipe é líder isolada do Campeonato Equatoriano, com 40 pontos - quatro a mais em relação à vice-líder LDU.
Mercado
Durante o período após a eliminação até a partida contra o Vasco, o Independiente del Valle teve poucas mudanças em seu plantel.
No último mês, os equatorianos contrataram o meia Ronald Briones, que estava no Aucas. O jogador de 25 anos participou dos últimos cinco jogos do time, sendo três como titular.
O experiente goleiro Moisés Ramírez anunciou sua saída do Del Valle em busca de maior minutagem visando à Copa do Mundo no ano que vem com o Equador. O argentino Guido Vilar vem sendo o titular do time. Em junho, a equipe comandada por Javier Rabanal também contratou um novo arqueiro: Eduardo Bores, ex-Libertad FC.
Estreia de nova joia
Conhecido por uma grande estrutura, o Independiente del Valle vem se notabilizando pelo surgimento de jogadores bastante promissores nas categorias de base. Alguns exemplos já figuram em grandes times da Europa e no Brasil, como Moisés Caicedo, volante do Chelsea, Hincapié, zagueiro do Bayer Leverkusen, e Gonzalo Plata, atacante do Flamengo.
Na última partida antes do confronto contra o Vasco, o técnico Javier Rabanal promoveu a estreia de um novo nome tratado como uma joia no Equador: Yandri Vásquez, meia-atacante de 18 anos. O jogador entrou nos minutos finais da vitória por 2 a 1 sobre o Macará, pelo Campeonato Equatoriano, no lugar Michael Hoyos.
Del Valle e Vasco fazem o jogo de ida nesta terça-feira, às 21h30, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, a 2.782 metros de altitude. A partida de volta acontece na próxima semana, no dia 22, em São Januário.