O Botafogo vai enfrentar o Vasco, na próxima quarta-feira, 05, no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Aliás, o Glorioso busca vencer a partida para se colocar em boas condições de seguir brigando por vaga direta na Copa Libertadores da próxima temporada. Em busca dos três pontos, o Botafogo precisa melhorar o seu desempenho em clássicos estaduais.
Desde que o técnico Davide Ancelotti assumiu a equipe, foram quatro partidas contra os principais rivais do Rio de Janeiro e nenhuma vitória. O Botafogo empatou dois jogos e acabou derrotado em outras duas oportunidades.
A última vitória num clássico aconteceu no dia 12 de julho, quando o Botafogo fez 2 a 0 sobre o Vasco, em Brasília. Aliás, aquele jogo contou com a presença de Davide Ancelotti. No entanto, o italiano havia acabado de chegar ao clube e quem assinou a súmula como treinador foi Cláudio Caçapa.
Já efetivado, Davide Ancelotti enfrentou duas vezes o Vasco, pela fase de quartas de final da Copa do Brasil. As duas partidas terminaram empatadas por 1 a 1 e o cruzmaltino levou a melhor na disputa por pênaltis. Após isso, o treinador também dirigiu o Botafogo nos clássicos com Fluminense e Flamengo.
Contra o tricolor, no Maracanã, o Botafogo acabou derrotado por 2 a 0. Já diante do rubro-negro, no Estádio Nilton Santos, a partida terminou com uma vantagem de 3 a 0 para o Flamengo. Assim, o desempenho em clássicos estaduais precisa melhoras.
Na campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2024, o Botafogo somou 16 dos 18 pontos possíveis contra os rivais do Rio de Janeiro. A equipe venceu Flamengo e Fluminense nos dois turnos, além de também ter superado o Vasco durante o segundo turno da competição nacional.
Também diante do Vasco, mas no primeiro turno, em partida disputada em São Januário, a equipe acabou empatando por 1 a 1.
Mais lidas