Futebol

Rival: Erro provoca troca do gramado do Estádio Machadão, do América-RN

Uma falha no projeto de recuperação do gramado do Machadão provocou a troca completa da grama do estádio. Desde ontem, que técnicos da empresa Itograss, estão trabalhando contra o relógio para colocar o novo tapete verde a tempo do jogo de estréia do América, no dia 13, contra o Vasco, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Segundo o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Nilton Figueiredo, a falha na execução do plano de recuperação do gramado antigo foi provocado pelo excesso de areia, o que retardou o crescimento da grama. ‘‘O gramado velho recebeu muita areia e a grama não cresceu, mas de certa forma, este problema foi bom, porque agora teremos um gramado totalmente novo’’, explicou.

O problema agora é a corrida contra o tempo. Mesmo faltando 10 dias para o jogo de estréia do América, Figueiredo garante que o gramado estará pronto para a partida contra o Vasco. ‘‘O torcedor pode ficar tranqüilo que vai dar tempo. A grama já vem pronta, em tabletes, e a previsão é de que até sexta-feira esteja totalmente colocada, depois é só aguar e adubar até o dia do jogo’’, garantiu o secretário.

Mas não é essa a principal dos técnicos da Itograss, empresa contratada para o replantio da grama. De acordo com o engenheiro agrônomo, que não quis identificar-se, o gramado não ficará 100% e devido ao curto prazo de tempo para o enraizamento da grama, algumas placas deverão se soltar no decorrer da partida.

‘‘O gramado vai ficar pronto até o dia 13, mas devido ao pouco tempo de preparação do solo, drenagem e adubação, corre o perigo de soltar placas durante o jogo, será pouca coisa, mas soltarᒒ, avisou o engenheiro. Estão sendo plantados 7.600m2 de grama esmeralda. Antes do procedimento de colocação das placas, foi despejado um herbicida para matar a grama velha. A medida que o herbicida é sendo despejado, é feito a terraplanagem com areia barrada. Para acelerar o enraizamento da grama, será realizado uma adubação especial com 500kg de fósforo, 3.000kg de calcário e adubo NPK. De acordo com Nilton Figueiredo, o canteiro de obras para a recuperação do gramado do Machadão vai virar à noite de hoje.

O torcedor Augusto Varela é o supervisor do América nas obras de recuperação do estádio João Machado, e foi ele quem alertou sobre as irregularidades no gramado. ‘‘Todos os dias eu passo no Machadão para ver como andam as obras e na segunda-feira constatei este problema da grana e levei o assunto diretamente para o secretário, que nos atendeu prontamente’’, comentou.

Fonte: Diário de Natal (RN)
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário