Futebol

Rival: Felipe Melo é absolvido por lance envolvendo Léo Mattos

3

O departamento jurídico do Palmeiras conseguiu mais uma vez absolver Felipe Melo da denúncia por uma possível agressão ocorrida no jogo contra o Vasco, dia 8 de novembro. Depois de conseguir a liberação na primeira comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube obteve hoje (14) nova absolvição por unanimidade no Pleno, depois de a procuradoria do STJD recorrer. Ou seja, não há mais recurso e a decisão é definitiva.

O meio-campista foi inicialmente denunciado por agressão (artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e poderia pegar de quatro a 12 partidas de suspensão. O camisa 30 foi acusado de aplicar uma chave de braço em Léo Matos em uma disputa de bola no duelo pelo Campeonato Brasileiro.

A denúncia, inclusive, escolheu usar declarações de lutadores de MMA analisando o lance, e o texto citava que Felipe "extrapola a sua vontade, demonstra agressividade, usualmente se envolve em confusões e, não à toa, possui o apelido de pitbull".

Já no primeiro julgamento, o jurídico do Palmeiras sustentou que o lance não poderia ser revisado pelo tribunal, pois foi visto pelo árbitro de campo, Anderson Daronco, pelo VAR, e nem foi citado na súmula do confronto.

A argumentação teve base no artigo 58-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: "as decisões disciplinares tomadas pela equipe de arbitragem durante a disputa de partidas, provas ou equivalentes são definitivas, não sendo passíveis de modificação pelos órgãos judicantes da Justiça Desportiva". Apenas casos graves podem ser revertidos, e o lance não foi considerado assim. No primeiro julgamento, a denúncia nem chegou a ser aceita.

Felipe Melo sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo naquela mesma partida e passou por uma cirurgia. Ele já está em fase final de recuperação e sonha disputar a decisão da Copa Libertadores, contra o Santos, dia 30, no Maracanã.

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 20/01/2021 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 4
    Campeonato Brasileiro Estádio Nabi Abi Chedid
  • Domingo, 24/01/2021 às 20h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quarta-feira, 27/01/2021 às 19h15
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro Allianz Parque
  • Domingo, 31/01/2021 às 16h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro São Januário
  • Quinta-feira, 04/02/2021 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro Maracanã
  • Quarta-feira, 10/02/2021 às 19h15
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro Castelão
  • 17/02 (qua) ou 18/02 (qui)
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro São Januário