O Flamengo vai estrear no Campeonato Carioca no domingo, às 18h, contra a Portuguesa, em jogo adiantado da quinta rodada. O time será formado por jogadores do sub-20, que vão representar o clube nas primeiras partidas do Estadual. O elenco principal só vai se reapresentar no dia seguinte.
O grupo só entrou de férias no dia 18 de dezembro, após a derrota para o PSG (França) na Copa Intercontinental. Isso adiou o retorno do elenco, que fez 78 jogos em 2025 e recebeu uma semana a mais de descanso em relação às outras equipes.
É provável que os jogadores profissionais do Flamengo voltem a atuar contra o Vasco, no dia 21 de janeiro, pela terceira rodada do Carioca. O clube vai avaliar as condições físicas do elenco para saber se todos terão condições de jogar, seguindo o cronograma da pré-temporada. A depender da avaliação e dos resultados dos primeiros jogos, é possível que o Fla jogue o clássico com um time mesclado.
O regulamento permite que o Flamengo enfrente o Vasco com jogadores reservas, isso porque a regra estabelece que as equipes podem jogar sem os titulares até a terceira rodada do Carioca. Apesar de o clássico ser o quarto jogo do time rubro-negro na competição, é válido pela terceira rodada.
Como o jogo contra a Portuguesa foi antecipado da quinta rodada, ele não entra na conta e não haveria punição da Ferj neste caso. Assim, pelo regulamento, o Flamengo não seria obrigado a escalar os titulares contra o Vasco. Mas, pelo peso da partida, a ideia é voltar a atuar com o time principal no clássico que acontecerá nove dias depois da reapresentação do elenco.
O jogo seguinte será outro clássico, contra o Fluminense, no dia 25 de janeiro. Uma semana depois, no dia 1º de fevereiro, o Flamengo disputará seu primeiro título na temporada, a Supercopa do Brasil, contra o Corinthians, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Mais lidas