O Ministério Público do DF recomendou, nesta sexta-feira (26), que integrantes da Torcida Jovem Flamengo sejam impedidos de entrar em estádios e arenas esportivas do DF.
A decisão foi tomada após a morte do vascaíno Eumar Vaz, assassinado dentro de um ônibus em Samambaia, quando retornava para casa depois do jogo entre Vasco e Flamengo.
A recomendação inclui a proibição do uso de:
A Secretaria de Segurança Pública também deverá reforçar a fiscalização nas entradas dos estádios e manter atualizado o cadastro dos membros de torcidas organizadas.
A medida foi enviada para órgãos como as Secretarias de Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Esporte e Lazer, além do Metrô-DF e da Concessionária Arena BRB.
As autoridades têm 10 dias para informar ao MP quais medidas serão adotadas para cumprir a recomendação.
Segundo o procurador Eduardo Sabo, a iniciativa busca “coibir todo e qualquer ato de violência por parte de torcedores ou integrantes de torcidas organizadas no DF”.
Torcida Jovem do Flamengo fechou sede
Postagem da Torcida Jovem do Flamengo sobre sede em Samambaia fechada por tempor indeterminado. — Foto: Redes sociais/Divulgação
A Torcida Jovem do Flamengo fechou a sede em Samambaia por tempo indeterminado após a morte do vascaíno Eumar Vaz.
A postagem sobre a decisão foi publicada nesta quarta-feira (24) nas redes sociais do local (veja foto acima).
"Informamos ainda que, devido ao fato ocorrido e por entendermos que o momento não oferece o ambiente adequado para torcer, bem como em respeito à familiares do torcedor que faleceu, a sede do 23º Pelotão permanecerá fechada por tempo indeterminado", aponta a postagem.
Eumar Vaz foi esfaqueado na noite de domingo (21), dentro de um ônibus em Samambaia, quando retornava para casa depois do jogo entre Vasco e Flamengo. Na postagem, a torcida ainda negou que participantes tenham relação com o crime.
"A investigação conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal concluiu que os indivíduos identificados não são membros efetivos da Torcida Jovem, após análise de seus históricos e consulta junto à direção da torcida e PCDF", aponta o post.
O delegado Luiz Alexandre Gratão afirmou que os suspeitos identificados não são membros efetivos da torcida do Flamengo e a maioria mora no Recanto das Emas.
O suspeito de esfaquear e matar o vascaíno se entregou para a Polícia Civil na noite desta terça-feira (23).
Como o autor que se entregou é menor de idade, ele será investigado pela DCA. A identidade dele não foi revelada.
O autor tem 15 anos e se apresentou na Delegacia da Criança e do Adolescente II (DCA). Até a última atualização da reportagem, ele permanece apreendido.
Além do menor de 15 anos, pelo menos outros três suspeitos já foram identificados e são procurados. Um deles tem 16 anos.
O delegado Luiz Alexandre Gratão, da 32ª Delegacia, disse que o menor deu pelo menos duas facadas em Eumar Vaz.