Futebol

Rival: O que mudou no Botafogo desde a eliminação para o Vasco na CdB

O Botafogo se prepara para seu último clássico carioca na temporada 2025: nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), os comandados de Davide Ancelotti recebem o Vasco no estádio Nilton Santos. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O cenário atual é bem distinto se comparado com o do último duelo entre as equipes, na Copa do Brasil, entre o fim de agosto e meados de setembro.

À época da eliminatória, o Botafogo via na Copa do Brasil sua maior, mas não única, chance de título na temporada 2025. Com a queda nas quartas de final diante do rival e o atual cenário do Campeonato Brasileiro, o clube já não tem mais possibilidades de levantar um troféu até o fim do ano - após a conclusão da 31ª rodada do Brasileirão, as chances de título estão restritas a Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Mirassol.

De lá para cá, o técnico Davide Ancelotti também passou a conviver com a pressão externa e críticas da torcida com maior frequência. No empate com o Mirassol - cedido após o Botafogo abrir 3 a 0 - e na derrota para o Flamengo, o treinador italiano ouviu gritos de "burro" de torcedores no estádio Nilton Santos.

Internamente, a avaliação é de que o alto número de lesões tem influência direta nos resultados do trabalho de Ancelotti. A quantidade de casos no departamento médico é outro tópico que passou por mudanças desde o clássico da Copa do Brasil - a título de comparação, para o jogo de volta, os únicos desfalques no Botafogo eram Cuiabano (entorse no tornozelo esquerdo), Bastos (cirurgia no joelho esquerdo) e Nathan Fernandes (fratura no antebraço).

Para o clássico desta quarta-feira, serão ao menos sete baixas por questões médicas: Bastos; Nathan Fernandes (lesão muscular na coxa direita); Neto (recuperação de cirurgia na coxa direita); Montoro (recuperação de fratura na clavícula direita); Kaio Pantaleão (recuperação de lesão no joelho esquerdo); Matheus Martins (lesão muscular) e Marçal (lesão na panturrilha esquerda).

Savarino (alteração clínica) e Joaquín Correa (lesão na panturrilha direita) foram desfalques diante do Mirassol, mas há a expectativa de que os dois possam ser relacionados para o clássico, conforme revelado por Davide. O último treino antes de Botafogo x Vasco será nesta terça-feira.

— Savarino e Correa têm problemas pequenos, acho que conseguimos recuperar os dois para o próximo jogo (Vasco), que é muito importante. Com essa quantidade de jogos, é claro que temos dificuldade. Falta rotação, mas não pode ser desculpa pela falta de coragem e falta de qualidade com bola que tivemos hoje. Temos dificuldade e temos que adaptar — disse Davide após o empate com o Mirassol.

Com 48 pontos, o Botafogo é o sexto colocado na tabela do Campeonato Brasileiro. O clube atualmente ocupa a primeira vaga de classificação à pré-Libertadores, visto que o Brasileirão terá ao menos um G-7 - Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder, disputam a final da Libertadores no fim de novembro.

Fonte: ge
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/11/2025
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena do Grêmio
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 21 (35,00%)
Empates 19 (31,67%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 85 (53,80%)
Sofrido 73 (46,20%)
Total 158
Saldo 12
Cartões
Amarelos 127 (94,78%)
Vermelhos 7 (5,22%)
Total 134