Futebol

Rival: Paulo Autuori encara o Vasco, seu clube de infância

Em busca da segunda vitória pelo Cruzeiro, o diretor técnico Paulo Autuori enfrentará o Vasco, seu clube do coração na infância. O experiente profissional, de 67 anos, comandará o time celeste nesta quarta-feira (22), às 19h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. O confronto será válido pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Depois de ter vencido o Fortaleza, no Castelão, no último sábado (18), o Cruzeiro terá um confronto direto na briga contra o rebaixamento. As equipes ocupam a 15ª e a 16ª posições na tabela, com os mesmos 40 pontos, mas o Vasco leva vantagem no número de vitórias: 11 a 10.

Autuori como técnico do Vasco

Há mais de 10 anos, em março de 2013, Paulo Autuori chegou ao Vasco com o objetivo de estancar a crise do clube carioca. À época, o treinador foi contratado com grande prestígio da torcida e e recebeu intenso apoio de Ricardo Gomes, diretor de futebol, e de René Simões, então diretor executivo.

Ao lado de Roberto Dinamite, maior ídolo e presidente do Vasco na ocasião, Autuori foi anunciado como o substituto de Gaúcho, após uma derrota por 2 a 0 para o Nova Iguaçu, em confronto válido pelo Campeonato Carioca.

Na coletiva de apresentação, Paulo afirmou ter sido vascaíno na infância.

"Sou profissional. Mas dento de mim bate espírito amador. Desculpe, mas, quando eu perder isso, vou ser um bosta. Dentro dessa situação, conheço a História do Vasco porque na infância e na adolescência eu estava sempre nos jogos. Mas isso jamais me limitou e me limitará nos clubes", disse Autuori à época.

Frustração e rápida saída

Apesar da forte identificação com o Vasco, Paulo Autuori ficou no comando do Vasco por apenas 11 partidas. Ao todo, ele ficou no Rio de Janeiro por três meses, com quatro vitórias, dois empates e cinco empates, um aproveitamento de 42%.

A saída de Autuori se deu pela insatisfação com os atrasos salariais e com os resultados abaixo da expectativa no Campeonato Brasileiro. Naquele ano, inclusive, o Vasco foi rebaixado no Brasileirão, em 18º lugar, com 44 pontos. O Flamengo foi o primeiro time de fora da zona da degola, com 45.

Fonte: Itatiaia
  • Quinta-feira, 13/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir