Futebol

Rival: Sem jogar há mais de um mês, atacante pode voltar contra o Vasco

O Fluminense deixou o gramado do Maracanã na última quinta-feira com uma desvantagem e algumas lições após a derrota para o Vasco por 2 a 1, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Zubeldía terá pouco tempo para fazer ajustes e reverter o placar na volta, neste domingo, às 20h30, também no antigo "Maior do Mundo".

A primeira dessas lições é a intensidade. O Tricolor teve certo controle da partida no primeiro tempo, mas, quando o rival subiu o nível, não conseguiu igualar e perdeu a maior parte das disputas físicas.

Ainda que o cenário de preparação seja desfavorável — o Fluminense fez 10 jogos a mais que o Vasco na temporada, além de não ter tido férias no meio do ano enquanto o rival disputava o Mundial de Clubes — é preciso encontrar formas de equilibrar, especialmente no meio de campo.

A escolha de deixar Hércules no banco para ter Nonato e dar mais liberdade a Acosta não funcionou tão bem e pode ser uma das alterações pensando em dar mais força e chegada pelo setor.

O técnico argentino precisará de variações tanto em formação quanto em forma de jogo. A entrada de Keno no lugar de Soteldo, lesionado, fez o time piorar em um momento em que já vinha mal. Sem o venezuelano, que sentiu o quadril, as opções no banco serão as mesmas apesar da volta de Canobbio.

Com os pontas em baixa, colocar um meia a mais pode ser uma forma de equilibrar contra um Vasco que trabalha tão bem a posse de bola.

A saída da pressão alta vascaína foi outro problema, especialmente na segunda etapa. A queda de desempenho de Everaldo e Lucho Acosta após o intervalo expôs o time a uma pressão constante que levou à virada. A forma como o Flu joga exige que o centroavante segure as bolas esticadas na frente para dar desafogo, e o camisa 9 não conseguiu fazer isso.

A desatenção no fim das partidas voltou a ser tema — novamente em mata-mata. O time tomou gols nos acréscimos nas últimas quatro partidas que abriram confrontos eliminatórios na temporada: contra América de Cali, Bahia, Lanús e Vasco. Em uma delas, isso causou a eliminação no torneio continental.

Desfalques e retornos

O único novo desfalque que Zubeldía deve ter é Soteldo, que deixou o gramado com dores no quadril e passa por avaliação. Com uma semana para acabar a temporada, qualquer problema, por menor que seja, deve fazer o venezuelano só voltar em 2026.

A boa notícia pode ser a volta de Cano. O atacante treinou com o elenco na última sexta-feira e pode voltar a ser relacionado. Sem jogar há mais de um mês, é improvável que seja titular, mas pode ser alternativa em busca da virada no fim.

O Flu precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final — algo que só conseguiu fazer em um clássico este ano, contra o Botafogo, no Brasileirão, na estreia de Zubeldía. Uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis. O empate garante o Vasco na decisão.

Fonte: ge
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Jogos
Vitórias 0 (0,00%)
Empates 0 (0,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 0
Gols
Marcados 0 (0,00%)
Sofrido 0 (0,00%)
Total 0
Saldo 0
Cartões
Amarelos 0 (0,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 0