Futebol

Rival: Válber na expectativa de enfrentar o Vasco, seu ex-clube

Válber está de volta. Dono de uma carreira conturbada e de um futebol de rara qualidade, não constestado nem por seus críticos mais ácidos, o volante é só alegria pelo retorno aos gramados, agora vestindo a camisa do América. A vibração do jogador por voltar ao cenário da bola, do qual estava afastado desde o início de 2004, quando estava na Inter de Limeira, é indisfarçável.

- Senti muita falta do futebol. Por mim, jamais teria ficado tanto tempo longe do profissionalismo. Vivi essa rotina boa parte da minha vida e poder treinar, concentrar e jogar novamente me deixa muito feliz.

Quem também está muito satisfeito com esse retorno é a torcida do América. Exibindo sua técnica habitual e apresentando um surpreendente preparo físico para um jogador de 38 anos, o craque conquistou os rubros. Nas derrotas do time da Campos Sales para Volta Redonda e Friburguense, ele já foi aplaudido.

Contra o Madureira, a cabeça do jogador - que finalmente parece estar no lugar - quase foi arrancada por uma violenta cotovelada desferida por um adversário. De volta ao campo, enfaixado, Válber foi ovacionado pela torcida, eufórica com a vitória do time por 3 a 0 na terceira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

Líder e capitão da equipe, o jogador também revive a sensação de ser ídolo de uma torcida que andava carente de referências, assim como o próprio Válber estava com saudades da bola.

- É maravilhoso. Fui muito bem recebido aqui no América. Entro em campo com muita determinação e quero sempre as vitórias. E tento sempre satisfazer a torcida, pois é muito bom ser aplaudido.

O volante faz questão de falar sobre o técnico Jorginho, o grande responsável por sua volta ao mundo do futebol.

- Ele confiou em mim e eu confio muito nele. Jorginho é muito estudioso, dedicado, honesto e sabe como unir um grupo. Nosso ambiente de trabalho é ótimo, com jogadores que hoje tem grande amizade um pelo outro. E sabemos que podemos ir muito longe no campeonato.

Válber tem uma marca especial no futebol carioca: é o único jogador em atividade a ter jogado pelos cinco clubes mais vencedores do estado. Mas para ele, o jogo deste sábado, contra o Vasco, um de seus ex-clubes, é uma partida comum. Só a vitória interessa ao América.

- Precisamos dos pontos para continuar sonhando com a Taça Guanabara.

Fonte: ge
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 5
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (32,84%)
Empates 19 (28,36%)
Derrotas 26 (38,81%)
Total 67
Gols
Marcados 91 (50,28%)
Sofrido 90 (49,72%)
Total 181
Saldo 1
Cartões
Amarelos 143 (93,46%)
Vermelhos 10 (6,54%)
Total 153