Futebol

Rivalidade entre Vasco e River Plate começou na década de 1930; entenda

O adversário desta terça-feira, em Orlando, nos Estados Unidos, é um velho conhecido do Vasco. A rivalidade que começou na década de 1930 ficou ainda mais forte no final do Século 20.

Primeiro desafio de Maurício Barbieri, o River Plate é o time argentino que mais marcou a história do clube brasileiro - são 14 confrontos. A partida entre os dois está marcada para as 21h30 (de Brasília).

Adversário à altura

O River promete ser um teste à altura do que o Vasco precisa para colocar à prova o primeiro mês de trabalho do técnico Maurício Barbieri. Os argentinos, inclusive, estão treinando no centro de treinamentos do Inter Miami, o mesmo dos brasileiros. Cada clube usou um campo do complexo em Fort Lauderdale nos últimos dias.

A equipe do técnico Martín Demichelis está nos Estados Unidos desde o dia 4 de janeiro e vai encerrar sua pré-temporada em solo americano após o amistoso contra o Vasco.

O time argentino já venceu dois adversários nos EUA. A primeira partida foi contra o Monterrey-MEX, no Texas, com vitória por 1 a 0 - gol de Lucas Beltrán. No último sábado, bateu o Millonarios-COL por 2 a 0, em Fort Lauderdale, com gols de Emanuel Mammana e Miguel Borja.

Demichelis tem aproveitado a pré-temporada para fazer testes. O primeiro amistoso foi disputado com a equipe principal, enquanto na segunda partida os reservas foram escalados.

A tendência é que contra o Vasco o treinador escale uma equipe similar à que venceu o Monterrey, com grande parte dos titulares em campo. Nos dois jogos, o River Plate jogou melhor no segundo tempo após uma primeira etapa morna. Com Demichelis, a equipe ganhou consistência defensiva como um dos pontos mais fortes.

Há três jogadores adversários para Barbieri ficar de olho: Enzo Pérez, exímio marcador; Paradela, que vive bom momento no clube; e Nacho, que retornou recentemente ao River e é a cabeça pensante. O meia vem de duas temporadas pelo Atlético-MG e conhece bem o futebol brasileiro.

O provável time do River Plate: Armani; Herrera, Maidana, Pirez, Casco; Enzo Pérez, Aliendro; Paradela, Nacho, Solari e Borja.

Orellano participou de eliminação do River na Libertadores

Um dos reforços do Vasco para a temporada 2023, o argentino Luca Orellano tem histórico recente com o adversário do clube em Orlando. No ano passado, o atacante estava em campo quando o Vélez eliminou o rival nas oitavas de final da Libertadores.

Orellano não marcou o gol da vitória do Vélez por 1 a 0, mas foi um dos destaques da partida de ida no Estádio José Amalfitani. O gol foi marcado por Lucas Janson.

O reforço vascaíno também esteve em campo no empate em 0 a 0 pelo jogo de volta. Pode ser um trunfo de Barbieri para enfrentar o adversário argentino nesta terça.

O atacante tem sido elogiado internamente e agrada à comissão técnica. Sua escalação como titular, porém, ainda não é certa. Orellano foi utilizado no time principal por Barbieri, mas o treinador tem feito muitos testes a fim de definir a equipe ideal.

Rivalidade de quase um século

Os jogos mais marcantes do Vasco contra o River Plate são, sem dúvidas, os da semifinal da Libertadores de 1998. O time brasileiro passou pelos argentinos e se sagrou campeão do torneio.

Em São Januário, na ida, venceu por 1 a 0, com gol de Donizete. Só que foi a volta que marcou: o River vencia por 1 a 0, no Monumental de  Núñez, mas Juninho Pernambucano calou o estádio com um gol “monumental” de falta no fim (relembre no vídeo abaixo). Na final, a equipe vascaína venceu o Barcelona de Guayaquil duas vezes para levantar a taça.

Ao longo da história foram 14 partidas, com seis vitórias do Vasco, três do River e cinco empates.

Em 1948, no Chile, as equipes disputaram o título do Campeonato Sul-Americano, que reuniu os principais clubes do continente. O “Expresso da Vitória” precisava apenas de um empate para levantar a taça e conseguiu: o jogo terminou empatado sem gols.

Os times se encontraram em mais uma semifinal, a da Copa Mercosul, em 2000. Na ida, com estrela de Romário na Argentina, os cariocas golearam por 4 a 1 (relembre no vídeo abaixo). Na volta, venceram novamente, mas por 1 a 0. O torneio ficou marcado pela “virada do século” na final, quando o Vasco venceu o Palmeiras por 4 a 3. A equipe que tinha Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano saiu atrás no primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 3 a 0.

O confronto mais recente contra o River Plate aconteceu também nos Estados Unidos, em 2017, pelo Torneio da Flórida. As equipes disputaram o terceiro lugar da competição, e o Vasco venceu por 1 a 0, com gol de Nenê, que estará em campo novamente nesta terça.

Os confrontos entre Vasco x River Plate:

  • 1935: Vasco 1 a 4 River Plate - amistoso em São Januário
  • 1947: Vasco 1 a 1 River Plate - Copa Atlântico no Uruguai
  • 1948: Vasco 0 a 0 River Plate - Campeonato Sul-Americano no Chile
  • 1961: Vasco 1 a 2 River Plate - Torneio Octogonal de Verão na Argentina
  • 1980: Vasco 3 a 2 River Plate - Troféu Joan Gamper na Espanha
  • 1997: Vasco 1 a 5 River Plate - fase de grupos da Libertadores em São Januário
  • 1997: River Plate 2 a 0 Vasco - fase de grupos da Libertadores na Argentina
  • 1998: Vasco 1 a 0 River Plate - semifinal da Libertadoresem São Januário
  • 1998: River Plate 1 a 1 Vasco - semifinal da Libertadores na Argentina
  • 2000: River Plate 1 a 1 Vasco - fase de grupos da Mercosul na Argentina
  • 2000: Vasco 0 a 0 River Plate - fase de grupos da Mercosul em São Januário
  • 2000: River Plate 1 a 4 Vasco - semifinal da Mercosul na Argentina
  • 2000: Vasco 1 a 0 River Plate - semifinal da Mercosul em São Januário
  • 2017: Vasco 1 a 0 River Plate - disputa pelo 3° lugar do Torneio da Flórida em Orlando

Fonte: Globo Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri